Verbas indenizatórias: Nonato Bandeira organizou campanha contra a Assembleia?

Assim que li o texto que o jornalista campinense Milton Figueiredo postou em seu blog sobre a operação desalanchada pelo secretário de comunicação da Paraíba, Nonato Bandeira, para destruir a imagem do parlamento estadual nós últimos dias, comecei a juntar algumas peças que faltavam no quebra-cabeça que é a relação entre a Assembleia e o governo João Azevedo.

O título já antecipa o jogo pesado: Nonato Bandeira seria o motivo da implosão do grupo do Governo na ALPB. (leia aqui)

Vejam o que Milton Figueiredo escreveu:

A articulação de destruição da imagem da casa nos últimos dias, nos veículos de comunicação e nas redes sociais, seria uma retaliação direta de Nonato Bandeira, homem forte do PPS e secretário de comunicação institucional da Paraíba.”

Ainda segundo Milton Figueiredo, Nonato não teria perdoado a redução promovida pela Assembleia no orçamento da pasta das comunicações.

Pois bem, ao ler essa postagem, lembrei do repasse de informações quase frenético de um jornalista sobre as tais verbas indenizatórias que a Assembleia concedia aos deputados estaduais. Ele me disse que não trataria do caso porque “não desejava aparecer para não ficar marcado na Assembleia, mas achava ser necessário que eu escrevesse sobre esse escândalo”.

Eu só não sabia do interesse de Nonato Bandeira de desmoralizar o Poder Legislativo, sobretudo o presidente da Assembleia, Adriano Galdino.

Depois de toda aquela confusão, outro detalhe político emergiu dessa pendenga que pouca gente notou: o Poder Executivo não precisou ir para o confronto direto, reduzindo o repasse do duodécimo da Assembleia alegando a necessidade de mais recursos para combater o coronavírus. A oportunidade estava à mão e nada como uma campanha organizada para aproveitá-la.

E o resultado foi mais que o esperado: desmoralizada, a Assembleia cedeu. E por onde passa um boi…

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: