Morte por Covid-19 no DER: servidores denunciam “omissão” e “pressão externa” para manter obras

Ontem, morreu de Covid-19 o servidor do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) José Jangaban R. de Pádua Freire. Segundo nota da Associação dos Servidores do DER, José Kangaban “faleceu estando em pleno exercício profissional e integrando equipe de técnicos de obra do DER em andamento (no bairro de Mangabeira na cidade de João Pessoa)”, mesmo com o isolamento social decretado pelo Governo do Estado, a quem o DER é ligado.

A Associação dos Servidores do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba – ASSERDER manifesta seu sentimento de pesar aos familiares, amigos e companheiros do DER, pelo prematuro falecimento do servidor, José Jangaban R. de Pádua Freire, integrante do quadro efetivo do DER/PB onde exerceu sua atividade profissional com zelo, competência e honestidade.

Em razão disse, a Associação denuncia “omissão da administração pública por não adotar as medidas antecipadas e necessárias para a proteção da vida”, bem como “pressões externas direcionadas ao Governo do Estado, as quais escondem interesses obscuros e genocidas”, que põem em risco a sobrevivência dos trabalhadores.

A ASSEDER cobra uma postura mais firme “das autoridades estaduais” em defesa de todos os trabalhadores da Paraíba, a “imediata paralisação de todas as obras de construção civil” no Estado da Paraíba, e todas as atividades do DER no estado.

A denúncia dos servidores do DER só mostra que a política de isolamento social é um faz de conta e que o governador João Azevedo não é capaz de enfrentar pressões do empresariado. Ontem, no primeiro dia de vigência do decreto que fecha restringe ainda mais a circulação de pessoas, uma manifestação de empresários contrários ao isolamento social desmoralizou o decreto e terminou na Granja Santana, sem serem importunados pela polícia, nem a que protege a Residência Oficial do Governador.

Abaixo, texto integral da nota da ASSEDER:

ASSERDER na luta pela saúde e vida dos servidores do DER

A Associação dos Servidores do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba – ASSERDER manifesta seu sentimento de pesar aos familiares, amigos e companheiros do DER, pelo prematuro falecimento do servidor, José Jangaban R. de Pádua Freire, integrante do quadro efetivo do DER/PB onde exerceu sua atividade profissional com zelo, competência e honestidade.

O servidor faleceu estando em pleno exercício profissional e integrando equipe de técnicos de obra do DER em andamento (no bairro de Mangabeira na cidade de João Pessoa), apesar do estado de isolamento social decorrente da pandemia provocada pela COVID-19.

É público e notório que a recomendação de isolamento social foi determinada pela Organização Mundial de Saúde – OMS e pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste, do qual a Paraíba é integrante. Por conseguinte, a morte do estimado Servidor revela a omissão da administração pública por não adotar as medidas antecipadas e necessárias para a proteção da vida. 

Mesmo diante das pressões externas direcionadas ao Governo do Estado, as quais escondem interesses obscuros e genocidas, pondo em risco a sobrevivência dos trabalhadores, cobramos das autoridades estaduais uma postura radical em defesa de todos os trabalhadores da Paraíba.

Nesse sentido, solicitamos ao governador do Estado da Paraíba João Azevedo e ao diretor superintendente do DER Carlos Pereira a imediata paralisação de todas as obras de construção civil no Estado da Paraíba, como também a paralisação de todos os trabalhos desenvolvidos pelas residências rodoviárias, terminais rodoviários e seção industrial do DER.

    João Pessoa, 17/05/2020

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: