Ricardo Coutinho vence enquete da Arapuã, mesmo depois de ser massacrado pela emissora

O programa Arapuã Verdade realizou uma enquete para prefeito de João Pessoa. O ouvinte ligava e anunciava no ar o nome do candidato.

Obviamente, enquetes com essas características não tem valor científico porque carecem de metodologia e seu resultado, portanto, não representa as opções eleitorais médias da população pessoense.

Mas, a partir delas, pode-se medir a força das candidaturas em meio aos ouvintes da rádio que a promoveu. Por isso, foi tão impactante a vitória de Ricardo Coutinho, que obteve 25% das menções, tendo sido, portanto, a opção de uma entre quatro pessoas que ligaram para o programa.

O resultado impressiona. Trata-se de um feito inquestionável porque mostra que o massacre cotidiano a que o ex-governador foi submetido ao longo dos últimos seis meses pelos apresentadores do programa, entre eles, o ex-secretário de comunicação, Luís Torres, isso sem que ele tivesse como se defender, não afetou significativamente a liderança de Ricardo Coutinho.

Ao contrário, começa a acontecer uma reversão do quadro. Semelhante ao que aconteceu com o ex-presidente Lula, Ricardo Coutinho começa a ser visto como vítima de uma perseguição política, urdida para afastá-lo da política e, no curto prazo, impedir sua eleição à Prefeitura de João Pessoa.

Isso explica porque estamos em julho e nenhuma pesquisa de opinião foi divulgada até agora.

Eu só recomendaria que o ex-governador ficasse alerta. Depois de saber desse fato, eu não me surpreenderia com o anúncio de outra denúncia, das muitas que estão por vir até a eleição.

O que não tem sido de todo negativo para Ricardo Coutinho. Sem provas além das delações premiadas, fica cada vez mais evidente para o povo o tratamento diferenciado e uso político do sistema judiciário contra um cidadão em pleno gozo dos seus direitos.

É esperar para ver.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: