Manoel Duarte: será que os promotores do Gaeco pedirão um dia desculpas a RC?

Manoel Duarte está de volta para tratar de mais uma semelhança entre a Operação Lava Jato e a Operação Calvário

Os chineses e a Operação Calvário

A China é um país misterioso e, de certa forma, imutável. Os chineses são foda, eles veem o universo como um tipo de organismo vivo, no qual forças se conectam com tudo. A força ou energia fundamental é chamada de Qi (pronuncia-se “tchi”). Duas outras forças básicas são o yin e yang; yin é o princípio associado as trevas, nuvens e umidade; yang, o princípio da ideia de luz solar, calor e ternura. De acordo com a filosofia chinesa, cada um de nós tem um pouco de yin e um pouco de yang, e a combinação exata afeta quem somos e a maneira como nos comportamos.

E você, o que predomina mais na sua personalidade, o yin ou yang? Acho que em mim, o yang, porque aprendi observar um pouco a luz solar, acordar pela manhã e me expor logo aos raios celestes, desenvolvendo um pouco a capacidade de tudo que enxerga e assusta, gerar primeiro uma reflexão e só depois uma reação.

Essa introdução necessária é importante para descrever a reação que tive quando vi e li uma notícia sobre um famoso “organograma” dos denunciados da operação Calvário. Estupefato, em um primeiro momento, depois fui à reflexão e os leitores ficarão atônitos com o que descobri.

Sabem a LAVA-JATO? Pois é, as coisas vão se descortinando aos poucos e revelando que de “mocinhos” os protagonistas não tem nada, estão muito mais para “vilões”.
E aqui nas terras tabajaras as coisas não são diferentes, e mostrarei isso em quatro fatos que revelarei em sucessivos artigos, sempre correlacionado episódios da Lava Jato, ou Vaza Jato, como queiram, com situações inverosímeis produzidas pela Operação Calvário.

O primeiro fato tem a ver com o que ficou conhecido como o famoso PowerPoint do Dallagnol. Lembram que recentemente o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do MPF (Ministério Público Federal) que atua na Operação Lava Jato em Curitiba, admitiu em participação no UOL Entrevista, que a apresentação em PowerPoint usada para explicar a denúncia contra o ex-presidente LULA em 2016 poderia ter sido apresentada de uma outra forma “para evitar críticas”? Como assim, vc arma um circo, reúne toda a mídia tradicional, acaba com a reputação de um cidadão, e depois, quando percebe que poderá ser penalizado pelo CNJ simplesmente pede “desculpas”? E vai ficar por isso mesmo?

E se revelar para vocês que aquele organograma que a força tarefa “criativa” do Gaeco apresentou na denúncia da suposta “Organização Criminosa” colocando Ricardo Coutinho como o líder da suposta quadrilha, a exemplo do que fizeram com Lula , não foi sequer “criatividade” do Gaeco e, sim, uma reprodução grosseira de um “organograma” escrito à mão pelo delator DANIEL GOMES?

Isso mesmo, basta ler a denúncia da suposta “organização criminosa” em que denunciam 37 pessoas e pousar os olhos sobre uns escritos grosseiros de Daniel Gomes e lá estará o famigerado “organograma” feito a mão e reproduzido Igualzinho pelos intelectuais da operação calvário, sem sequer atribuir crédito ao autor ou reconhecer seus direitos autorais. Como dizem, a falta de criatividade é o mal da humanidade. Uma vergonha! E se não bastasse, agora divulgam uma tabela ridícula com o ranking dos denunciados – sobre isso escreverei depois.

Percebe-se que são pessoas que ostentam na sua personalidade a predominância do “yin”, que na conceituação da filosofia chinesa é o princípio associado às trevas, nuvens e umidade. Os inventores da pólvora tem muito a nos ensinar, e aqui, as verdades aos poucos se revelarão, explodindo as mentiras e calúnias.

Será se algum dia, assim como o fez Dellagnol à Lula, mesmo que indiretamente, os caras aqui pedirão desculpas a RC?

MANOEL DUARTE

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: