DESASTRE: Com João Azevedo, Paraíba perde 4 posições no ranking nacional de competividade

O Ranking de Competitividade dos Estados foi criado em 2013 pela Centro de Liderança Pública (CLP), que se define como “uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil”  e trabalha “por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.” (leia aqui)

A elaboração da ranking parte da análise de 10 pilares considerados estratégicos para o desenvolvimento nacional (Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado, Inovação), além de “68 indicadores de abrangência nacional e atualização periódica.”

Pois bem, impressiontes avanços ocorreram durante o governo Ricardo Coutinho em todas os pilares estratégicos mencionados acima. Tanto que a Paraíba alcançou o 9º lugar entre todos os estados brasileiros e o primeiro no Nordeste, superando estados mais importantes em tamanho de território, economia e população, como Ceará, Pernambuco e Bahia.

Essa semana foi divulgado um novo relatório onde constam os estudos em que os pesquisadores do CLP se basearam para elaborar o ranking de 2020. O relatório confirma a regressão da Paraíba em quase todos os indicadores analisados.

O quadro abaixo mostra a evolução da posição da Paraíba entre 2017 e 2020 e deixa claro a reversão da tendência da melhoria iniciada em 2011.

Do nono lugar alcançado em 2018, a Paraíba caiu quatro posições e chegou à 13ª posição no país.

Em razão disso, a Paraíba foi ultrapassada no Nordeste pelo estado do Ceará, que agora ocupa o primeiro lugar considerando apenas os estados na região.

A variante João Azevedo

O ranking de 2020 apenas confirma a tendência de perda de competitividade, porque em 2019, a Paraíba já havia caído duas posições (11º lugar).

Cito aqui um exemplo de indicador em que a queda da regressão é bastante visível: qualidade das rodovias. Em 2018, a Paraíba ocupava o 5º lugar nesse quesito; em 2020, caiu para o 9º lugar. Acompanhe abaixo a perda se qualidade verificada a partir de 2019 considerando um dos pilares estratégicos na elaboração do ranking: infraestrutura.

Veja que a evolução positiva continuou até 2018. Em 2019, a reversão da tendência começou e se consolidou em 2020, produzindo uma impressionante queda de quase 20 pontos e

Talvez não seja obra do acaso que a tendência ascendente da Paraíba até 2018 tenha sido invertida a partir de 2019 para uma vertiginosa queda, no curto espaço de apenas dois anos.

Foi em 2019 que o atual governador da Paraíba, João Azevedo, assumiu o posto que foi de Ricardo Coutinho, e, ao romper com o ex-governador para se jogar nos braços da oposição oligárquica – e a aliança com o adversário de 2018, Aguinaldo Ribeiro (PP), em apoio à candidatura de Cícero Lucena (PP) na eleição de João Pessoa, é apenas um exemplo dessa traição, –  João Azevedo trouxe de volta não apenas as velhas práticas de arranjos políticos e acomodações que Paraíba pensava ter superado.

O resultado pode ser sentido tanto na perda progressiva de qualidade dos serviços oferecidos pelo estado, como na vida dos/as paraibanos/as.

E a pandemia de coronavírus não pode ser justificativa para a decadência verificada, porque a queda começou em 2019, quando não havia o problema. Além disse, a pandemia, claro, atingiu todos os estados indistintamente.

A variante explicativa para esse desastre é apenas uma: a incompetência de João Azevedo.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: