Vitor Paiva, apresentador do Correio Debate, é o marqueteiro de Cícero Lucena

Quando o assunto é atacar Ricardo Coutinho, o desrespeito à legislação eleitoral virou regra nas estações de rádio a de João Pessoa.

Desde que anunciou sua candidatura a prefeito, Ricardo Coutinho virou alvo de ataques não só dos “ouvintes” que ligam para os programas, o que é ilegal, mas também dos próprios apresentadores, o que é mais ilegal ainda.

Nos programas da Arapuã (do meio-dia e fim de tarde) e, claro, o do Sistema Correio, principalmente o comandado por Vitor Paiva, não temos atualmente radialistas, nas militantes de causas eleitorais.

Hoje, Vitor Paiva voltou a rebater um ouvinte que ligou para o Correio Debate para reclamar da omissão da emissora e da imprensa em geral sobre as ameaças aos professores com cargos na Secretaria de Educação para obrigá-los a votar em Cícero Lucena, como denunciamos aqui na semana passada.

Mostrando impaciência com o que relatava o professor, que se disse “envergonhado”, Vitor Paiva passou recibo, tomou as dores do governo e, como se fosse ele o candidato, passou a respondeu ao professor que manifestava sua justa indignação com a vergonhosa postura de uma imprensa que protege um governo que desrespeita seus servidores.

Ouça:

Notem que Vitor Paiva usa sempre o Ministério Público Estadual para desferir seus ataques, como se alguns procuradores fossem também juízes e não precisassem provar o que acusam. É esse estratagema que destrói reputações que o próprio candidato de Vitor Paiva um dia foi vítima.

Casos como esses são inúmeros. Duas semanas atrás, um ouvinte que ligou para defender Ricardo Coutinho dos constantes ataques de Vitor Paiva, chegou a produzir um vídeo para espalhar o evidente engajamento do jornalista na causa do anti-ricardismo. Veja e se divirta.

Vitor Paiva é marqueteiro da campanha de Cícero Lucena

O nervosismo de Vitor Paiva tem outros interesses, além daqueles motivados pelo ódio a Ricardo Coutinho.

Segundo notícia publicada no site Polêmica Paraíba no dia 15/08/2010, que tem como título “ELES VÃO LHE SEDUZIR: Candidatos já escolhem os mágicos do marketing para se dar bem nas eleições“, Vitor Paiva é apontado como um dos marqueteiros da candidatura de Cícero Lucena a prefeito de João Pessoa:

PP – O pré- candidato Cícero Lucena contratou a agência Sala 10 e vai contar com o marketing político de Victor Paiva. Romero Belmont e Dann Costara vão coordenar a estratégia de comunicação.”

A situação é ainda mais grave porque Vitor Paiva não é só um simples marqueteiro que presta seus serviços a empresas e candidatos. Ele é um dos donos da empresa que vai fazer a campanha de Cícero Lucena, do PP, a Sala 10.

Quem quiser conferir a informação acima é só clicar aqui.

Ou seja, assim como Ruy Dantas, Fabiano Gomes, Gutemberg Cardoso, Luís Torres, Vitor Paiva é mais um desses prodígios da comunicação paraibana que, de tão competentes no que fazem, enriqueceram com o jornalismo (político). Ao ponto de virarem empresários. Quem fizer um passeio pelas redações de João Pessoa verá o quanto é abrangente esse fenômeno.

Enfim, o fato do apresentador do Correio Debate ser dono da empresa que fará o marketing do candidato do governador, Cícero Lucena, permanacer apresentando o Correio Debate, já configuraria um gigantesco empecilho ético – eu lembro que até Fabiano Gomes, a “Geni” da imprensa paraibana, afastou-se do mesmo programa para ser um dos coordenadores da campanha de Cássio Cunha Lima ao governo, em 2014.

Permanacer no posto assumindo o comportamento que Vitor Paiva tem hoje, deixa dúvidas até a respeito da legalidade, já que a rádio onde ele trabalha é uma concessão pública. F

Fica claro que essa também é a posição do Sistema Correio, o que não seria nenhuma novidade, apesar da evidente ilegalidade.

Resta saber se a Justiça Eleitoral vai permitir que esse vale-tudo continue.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: