QUEM VAI PAGAR POR ISSO? 5 anos depois, Lula é inocentado no caso das palestras

Ontem, foi a vez da própria juíza da Lava Jato, Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, substituta do hoje político e ex-ministro de Bolsonaro, Sérgio Moro, reconhecer mais uma injustiça cometida contra o ex-presidente Lula, agora no caso dos valores recebidos por palestras palestras outros ex-presidentes da república, inclusive Fernando Henrique Cardoso, fizeram depois que deixaram a presidência.

Depois de 5 anos de investigações, a Polícia Federal concluiu não haver provas de qualquer ilícito praticado por Lula.

Ou seja, quanto mais o tempo passa, mais os juízes são obrigados a tomar decisões sobre acusações reconhecidamente levianas, que assim se revelam em razão das provas inexistententes nos processos não só contra o ex-presidente Lula.

Lula passou dois anos presos por conta de um processo reconhecimento sem provas, o que é constatado até por notórios adversários políticos do ex-presidente, como advogados e jornalistas, a exemplo de Reinaldo Azevedo. Desafiados pelo jornalista publicamente por a mostrar uma prova sequer que conste no processo, ninguém jamais fez isso.

Essa decisão sobre as palestras, marteladas à insistentemente pela mídia como verdadeiras, vai deixando patente as injustiças cometidas contra o ex-presidente.

Não só isso. Mais se evidencia a perseguição política movida contra Lula, cuja intenção não era outra se não impedi-lo de participar da eleição de 2018 para entregar de bandeja a Presidência da República a Jair Bolsonaro.

Cinco anos depois, a pergunta que continua a assombrar o país é essa: quem vai pagar por isso?

Depois de tentarem destruir a reputação de Lula, usando o sistema judiciário para fazer política, os procuradores da Lava Jato vão continuar cometendo crimes sem responder por eles?

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: