ELE QUER SER PREFEITO: Ruy Carneiro só pagou IPTU para evitar que imóvel fosse a leilão

O deputado federal do PSDB, Ruy Carneiro, tem um histórico que não recomenda arroubos de falso moralismo.

O deputado federal tucano esquece que quem vive a apontar o dedo acusador para adversários políticos, deixa outros três dirigidos a si próprio.

Veja esse caso que envolve obrigações de cidadania que devem ser cobrados de qualquer homem público. Pagar impostos é um deles.

O que você que paga seus impostos regularmente faria se descobrisse que um dos candidatos que quer governar João Pessoa deixou de pagar o IPTU, uma das principais fontes de arrecadação do município. E por 3 anos seguidos? E que ele só quitou a dívida tributária depois da prefeitura tê-la executado na Justiça?

Pois bem, foi isso que aconteceu com Ruy Carneiro, atual candidato do PSDB à Prefeitura de João Pessoa.

Como mostram os documentos abaixo, o já deputado federal Ruy Carneiro deixou de pagar o IPTU referente ao apartamento 302, localizado na rua Luzia Simões Bartolini, n° 78, nas proximidades do Aeroclube, do qual é proprietário.

2012
2013
2014

Nesses casos, a lei obriga a Prefeitura a fazer a cobrança judicial a quem está inadimplentes com o município. Acionado na Justiça, o deputado federal Ruy Carneiro foi obrigado a quitar os débitos sob pena de ver seu imóvel ir à leilão. 

Veja os termos da sentença que extinguiu o caso na Justiça.

Qualquer cidadão/ã ou cidadã pode, em algum momento de sua vida, ter tido dificuldades financeiras para pagar seu IPTU. Não era o caso de Ruy Carneiro à época. Ocupando o cargo de deputado federal, para o qual tinha sido eleito em 2010 e assumido a função em 2O11, o tucano tinha recursos de sobra para ser solidário com a cidade e seus habitantes.

Se não o fez, foi por opção, já que, sendo deputado federal, conhecia as leis e as obrigações tributárias que são comuns a todo cidadão/ã. E mais ainda para quem já tinha sido antes candidato a prefeito e ainda deseja governar sua cidade.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: