Militantes do coletivo de apoio à reeleição da vereadora petista Sandra Marrocos acaba de lançar um manifesto em que declara apoio a Ricardo Coutinho, candidato do PSB à Prefeitura de João Pessoa.
Apesar de reconhecer a legitimidade da candidatura de Anísio Maia, o manifesto conclama à unidade das forças populares para enfrentar o avanço do bolsonarismo e a possibilidade de duas candidaturas da extrema-direita disputarem o segundo turno em João Pessoa.
No manifesto, os signatários lembram que as forças reacionárias e conservadoras da velha política, com as oligarquias das famílias ‘tradicionais’ fortalecidas com apoios governamentais da direita,” estão unidas para tentar impor uma derrota à esquerda na Capital paraibana.
MANIFESTO DA ESPERANÇA
Nota de apoio às candidaturas de Sandra Marrocos (PT- 13.400) vereadora (PT) e Ricardo Coutinho (PSB-40)
Companheiras e companheiros,
Nos últimos anos, com a eleição de Jair Bolsonaro, a direita e a extrema-direita vêm ganhando cada vez mais força e poder em todo Brasil e também em João Pessoa. Vale ressaltar que, aqui na capital, o atual presidente ganhou as eleições tanto no primeiro turno, com 49,87%, como também no segundo turno, com 54,8% dos votos válidos.
Hoje, as candidaturas que se apresentam à cidade de João Pessoa repetem, em sua grande maioria, as mesmas formas reacionárias e conservadoras da velha política, com as oligarquias das famílias “tradicionais” agora fortalecidas com apoios governamentais da direita, ou, então, assumem o ódio e o menosprezo bolsonarista da extrema-direita à classe trabalhadora e às minorias sociais. Ou seja, candidaturas que representam um grande retrocesso para todos os avanços sociais e políticos conquistados até hoje em nossa cidade.
As mais recentes pesquisas eleitorais demonstram que, pela primeira vez, desde a redemocratização, existe a possibilidade real de duas candidaturas de direita ou extrema-direita estarem no segundo turno das eleições municipais para a prefeitura de João Pessoa, inclusive, com ambas identificadas ou motivadas pelo bolsonarismo. No cenário apresentado, as três primeiras posições foram assumidas por candidatos que representam o retrocesso e o conservadorismo.
A vereadora Sandra Marrocos é uma valorosa companheira que sempre esteve pautando as demandas do povo na Câmara Municipal de João Pessoa e que apresenta mais uma vez seu nome e sua história de luta para a reeleição à vereadora da cidade. Sandra Marrocos possui uma longa trajetória de mais de 20 anos de militância política, pautada sempre na construção coletiva e participativa
e na luta em defesa da dignidade humana, dos direitos humanos e das mulheres, dos direitos da população negra e LGBTQI+, da cultura, da juventude, da pessoa com deficiência e de todas as pessoas que vivem em situação de pobreza, exclusões e vulnerabilidades sociais.
Nesse cenário, apesar da candidatura do companheiro Anísio Maia ser legítima e importante para o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, nós, que subscrevemos este manifesto, entedemos que é preciso enfrentar e combater veementemente essas forças reacionárias e conservadoras
que podem vir a dominar o debate e as decisões políticas durante os próximos quatro anos em nossa capital.
O ex-governador Ricardo Coutinho sempre esteve com o PT, ao lado do presidente Lula e da presidenta Dilma, mesmo nos momentos mais difíceis. Foi o primeiro governador do PSB a denunciar o golpe contra a presidenta Dilma e a perseguição política contra o presidente Lula. Ricardo Coutinho tem uma trajetória reconhecida de resistência popular e democrática, uma grande liderança na luta em defesa da democracia e dos direitos sociais e coletivos em nosso país.
Sob a liderança de Ricardo Coutinho, a Paraíba realizou o Ato de Inauguração Popular da Transposição do Rio São Francisco, na cidade de Monteiro. Um verdadeiro ato popular de resistência política que marcou a nossa história. Quando o presidente Lula esteve preso injustamente, Ricardo foi visitá-lo na sede da Policia Federal em Curitiba para prestar apoio e solidariedade. Nas eleições
de 2018, caminhou ao lado do companheiro Fernando Haddad e da companheira Manuela D’Ávila
contra a candidatura fascista de Jair Bolsonaro.
Dessa forma, acreditamos que, na atual conjuntura político-eleitoral, o ex-governador Ricardo Coutinho tem as melhores condições de representar as nossas lutas e sonhos coletivos por dignidade, emancipação e justiça social, e para unir vozes progressistas, lideranças populares, políticas e partidárias, movimentos sociais, juntos e juntas em torno de um amplo projeto político democrático, inclusivo e participativo para a cidade de João Pessoa.
Por isso, declaramos publicamente o nosso apoio às candidaturas da companheira Sandra Marrocos (13.400) à vereadora pelo PT e do companheiro Ricardo Coutinho (40) a prefeito pelo PSB em João Pessoa. Desta forma, defendemos a união das forças de esquerda para disputar as eleições municipais de 2020 em João Pessoa, através de uma ampla frente progressista em defesa do campo democrático de direito e contra tudo o que representa o desgoverno entreguista e miliciano de Jair Bolsonaro. Uma frente para combater o fascismo, o machismo, o racismo, a LGBTfobia e a intolerância religiosa, capaz de enfrentar as oligarquias e o bolsonarismo, e de oferecer uma alternativa de futuro melhor para a nossa cidade, baseada na coletividade, na participação popular, na inclusão e na justiça social.
Companheiras e companheiros, é preciso ter ESPERANÇA para continuar a lutar! Vamos com
Sandra Marrocos e Ricardo Coutinho!
Subscrevem este manifesto:
- Tulhio Serrano – Mestrando em Serviço Social na UFPB
- Thaíse Martins da Silva Linhares – Feminista
- Wilma Aragão – Engenheira
- Igor do Beco – Produtor Cultural
- Jailton Paiva – Músico
- Sandro Alves de França – Jornalista
- Thyfanne Linhares – Estudante
- Geralda Ozelita Martins – Técnica em Enfermagem
- Patricia Larrissa – Assistente Social
- Jonatas Felipe – Vigilante
- Leon Azevedo – Profissional Autônomo e Empreendedor
- Jean Pierre Galdino – Advogado
- Clara Costa – Educadora
- Dayane Araújo – Profissional Autônoma
- Danylo Cavalcanti – Estudante
- Nayara Xavier – Estudante
- Hugo Noronha – Educador
- Francisco Sucupira – Profissional Autônomo
- Daniella Renata – Profissional Autônoma e Empreendedora
- Mayara Oliveira – Profissional Autônoma
- Ricardo Oliveira – Profissional Autônomo
- Vitória Santos – Profissional Autônomo e Empreendedora
- Bonaldo Santos – Profissional Autônomo e Empreendedor
- Anercina Oliveira – Geógrafa
- Arnobio Laureano – Profissional Autônomo
- Renato Galdino – Bacharel em Farmácia e Mestrando em Química
- Larissa Cabral – Bacharel em Serviço Social
- Raíssa Azevedo – Influenciadora Digital
- Maria José Tavares – Recepcionista
- Maria e Fátima Tavares – Aposentada
- José Roberto Alves – Comerciante
- Amanda Machado – Educadora
- Renan Cesar Oliveira Araújo – Profissional Autônomo
- Rafael Cesar Oliveira de Lima – Estudante
- Soraya Almeida de Araújo – Administradora Hospitalar
- Beatriz Vasconcellos – Administradora
- José de Barros – Instrutor de Autoescola
- Tacielle de Sousa Santos – Empregada Doméstica/Diarista
- José Roberto – Auxiliar de Pedreiro
- Carlos Moura – Músico e Professor