Quais os interesses por trás do julgamento de um candidato a cinco dias das eleições

Por Taty Valéria, do Paraíba Feminina

Não estamos aqui para julgar ou defender ninguém. Estamos aqui sim, para defender o processo democrático em todas as suas esferas: seja ela eleitoral, judicial e especialmente, a ingrata e sofrida luta contra o machismo estrutural, que é a principal bandeira do Paraíba Feminina. Acreditamos que toda denúncia deve ser investigada e todo mundo tem direito à defesa e à um julgamento justo. Mas conseguimos enxergar que um julgamento de um candidato, marcado há cinco dias das eleições, é no mínimo curioso.

No processo eleitoral de João Pessoa a pluralidade de candidatos é enorme. Temos 14 postulantes, uns despontando nas pesquisas, outros nem tanto. Os três primeiros que aparecem em vantagem têm algo em comum: são investigados e respondem a processos pelas mais variadas denúncias (seja quando ocuparam cargos públicos ou por fraudes como empresário).

Mas uma campanha generalizada tem chamado atenção: a união de todas as correntes políticas que participam dessas eleições em João Pessoa (e aí podemos incluir a imprensa e a justiça) em tentar a todo modo interferir negativamente que um determinado candidato possa voltar a vencer (como fez nos últimos quatro pleitos que participou).

Todos respondem a processo. Mas só o dele anda. E cada passo que algum processo dá é manchete estampada nos principais portais desse Estado. Antes mesmo de ser julgado o tribunal das redes sociais condena. É um efeito que vem atingindo o Brasil nos últimos anos e que deixou o nosso país em uma pandemia muito maior do que a do novo coronavírus: a pandemia da ignorância.

Marcar um julgamento há cinco dias das eleições é sim tentativa ferrenha de influenciar o processo eleitoral. Não há diferença em fazer isso hoje ou daqui há 20 dias, que não seja prejudicar uma candidatura. Não há como enxergar algo diferente disso.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: