Um dos temas da live que Lula participou, hoje, em apoio à candidatura de Ricardo Coutinho foi a nomeação feita por Jair Bolsonaro do último colocado na eleição de Reitor da UFPB.
Ricardo abriu a discussão lembrando que nem mesmo na eleição que ocorreu na ditadura militar, em 1984, o então presidente, o general João Figueiredo, deixou de nomear o primeiro da lista.
Ricardo disse que essa atitude de Bolsonaro tem relação com seu projeto de destruir a universidade semeando a discórdia e a divisão interna.
Lula reafirmou que esse não é um método de administrar que não faz bem para administração pública e que e, durante o seu governo, sempre nomeou os primeiros colocados nas eleições realizadas não só nas universidades, como também no Ministério Público Federal.
O ex-presidente reafirmou seu sonho de “reconstruir a democracia” e defender a soberania nacional. Para Lula, um presidente tem a obrigação de defender a democracia, proteger as fronteiras do país, das suas riquezas, mas, antes de tudo, “tem de cuidar, sobretudo, do seu povo”.