Economia da Paraíba cresceu 14,2% durante governo Ricardo Coutinho

A imagem acima ilustra um postagem do perfil oficial do governo do estado no Facebook. Na referida postagem tem um link de acesso a uma matéria publicada na página do Governo da Paraíba, que nada explica o “segue crescendo”, já que o “crescimento acumulado” aconteceu entre 2010 e 2018, quando o governador era Ricardo Coutinho, que sequer é mencionado.

A intenção, claro, é criar uma falsa ideia de que o “crescimento acumulado” do PIB paraibano entre 2010 e 2018 se manteve no governo atual, o que nem de longe é verdade.

Ou seja, sem nada para mostrar nesses quase dois anos de governo, João Azevedo continua a viver dos feitos do governo passado. Nesse caso, um índice de 14,2% de crescimento do PIB é, por si só, impressionante, sobretudo se compararmos com o crescimento do Nordeste (8,4%) e do Brasil (8,4%) no mesmo período. Nesse caso, o adjetivo adequado é espetacular.

Esses resultados do PIB confirmam o ranking de competitividade do CLP (Centro de Liderança Pública). Em 2018, esse ranking colocou a Paraíba no 9º lugar entre todos os estados brasileiros e em primeiro no Nordeste (leia aqui).

Se os estudos do CLP antecipam resultados do PIB, João Azevedo tem muito com o que se preocupar: no ranking divulgado em 2020, a Paraiba caiu do 9° lugar para a 13ª posição em todo o país.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: