E agora, João? Cidadania terá candidato a presidente

João Azevedo agora faz juras de amor e fidelidade ao ex-presidente petista, porém até agora não recebeu um mísero convite para que ele postasse em seu Instagram uma foto depois da reunião. Até Veneziano Vital do Rego recebeu essa deferência, mas o ex-cabeludo, antes de ser um político de virtudes, é, antes de tudo, um homem de família.

Depois de muito tentar através da imprensa e de interlocutores que, desde 2020, Lula quer mesmo é distância, o máximo que o governador conseguiu até agora da atenção do candidato do PT à presidência foi um cumprimento (em Natal), durante um intervalo de uma reunião entre os governadores do Nordeste em que o ex-presidente, em deferência à anfitriã, Fátima Bezerra, foi pessoalmente ao local para cumprimentar os presentes.

Um ingrediente a mais foi acrescentado essa semana para acentuar ainda mais as desconfianças em relação a João Azevedo: o lançamento da candidatura à presidência do competente senador Alessandro Vieira, do Cidadania, uma das estrelas da CPI da Covid.

Desde então, fiquei curioso para saber qual será a atitude de João Azevedo. Como você deve saber, o Cidadania é o partido do governador. Mas, como você também deve saber, fidelidade não vem a ser uma de suas virtudes – não esqueçamos que João Azevedo já saudou a candidatura do apresentador global Luciano Huck a presidente defendendo na ocasião ser imperativo para o Brasil sair dos “extremismos”, equiparando, portanto, Lula a Bolsonaro.

Eis que um teste se apresenta no horizonte que promete por à prova a fidelidade de João Azevedo: ele ficará com o candidato do seu partido, o Cidadania, ou com o candidato do PT à presidência.

Para quem está tão acostumado às traições, será mesmo que se existe algum um dilema?

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: