A PARAÍBA VIROU (DE NOVO) UMA FESTA: nº de servidores estaduais temporários chega a 28.996 e atinge incrível marca de 83,73% do total dos efetivos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu um “alerta” para o governo da Paraíba depois que   um levantamento de Acompanhamento da Gestão Alerta do órgão identificou diversas irregularidades na folha de pessoal, entre elas um exorbitante número de “contratados por excepcional interesse público”, ou seja, de servidores sem concurso.

Segundo o “alerta”, o governo da Paraíba tem hoje 28.996 servidores nessa condição, que equivale a 83,73% do total de servidores efetivos. O alerta do TCE se torna ainda mais grave se considerarmos que em dezembro de 2018, quando Ricardo Coutinho deixou o governo da Paraíba, esse número de servidores temporários era de 12.441 contratados, para um total de 34.166 — uma proporção de 34% dos servidores contratados.

Como já mostramos aqui, Ricardo Coutinho não só diminuiu o número dos servidores temporários de 32 mil, em 2011, quando assumiu o governo da Paraíba, para 20 mil, em 2018, quando deixou o governo. E fez isso regularizando a vida funcional dos codificados, que passaram a ter direitos.

Com João Azevedo, o número de temporários cresceu até atingir, em junho de 2021, os 28.996 apontados acima, isso com 17 meses de pandemia e boa parte dos serviços fechados.

O TCE também chama a atenção em seu alerta a João Azevedo para outro problema grave: o retorno da falta de transparência. Segundo o órgão, as informações prestadas ao SAGRES do TCE-PB contém cargos com nomenclaturas genéricas, o que não permite “a identificação das funções exercidas pelos contratados”.

Tem mais no “alerta”, mas esse detalhe escabroso fica para a próxima.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: