Veneziano será candidato a governador e terá o apoio de Lula

Na política, como de resto nas relações humanas, atitudes são mais reveladoras do que discursos. Por exemplo: quando perguntado sobre uma possível candidatura ao governo, as respostas do senador e ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, são menos enfáticas que seus movimentos políticos: “a possibilidade é plena”, respondeu ele a um seguidor que quis saber se ele será candidato ao governador.

Se a resposta acima trata a candidatura a governador como uma “possibilidade”, as atitudes de Veneziano deixam claro que o ex-cabeludo já está em campo. E faz tempo.

A começar pelas duas reuniões que Veneziano teve com Lula no ano passado, uma delas durante um jantar com lideranças do MDB do Nordeste, onde o partido sempre manteve com o ex-presidente relações de muita proximidade.

Um movimento que precipitou o rompimento com João Azevedo e colocou Veneziano mais explicitamente como candidato foram as entrevistas que o presidente nacional do MDB concedeu à imprensa paraibana na primeira quinzena de janeiro. Numa delas, Baleia Rossi não poderia ter sido mais explícito:

Veneziano é um nome muito forte, principalmente em Campina Grande onde fez um grande trabalho como prefeito. Lançar Veneziano a governador na Paraíba é estratégico para o MDB

Obviamente, um presidente de partido que conhece a política paraibana apenas superficialmente, não daria uma declaração com esse teor, referindo-se à candidatura de Veneziano como “estratégica”, sem ter consultado o principal interessado.

Para bom entendedor, meia palavra basta. As palavras de Baleia Rossi anteciparam outro movimento que demarcou fronteiras políticas: a entrega do cargo ocupado por Ana Cláudia Vital do Rego no governo João Azevedo dias depois da entrevista de Baleia Rossi.

Só nesse momento, os incrédulos começaram a crer que a candidatura de Veneziano ao governo era um fato, não mais uma possibilidade. A atitude de Ana Cláudia foi o abre-alas que pedia passagem para Veneziano entrar na avenida eleitoral, mas foi também uma resposta a João Azevedo, que há tempos tratava a secretária de estado com desfeitas públicas e chás de cadeira, enquanto paparicava adversários políticos do ex-prefeito de Campina Grande.

O ato final não poderia ser mais simbólico: a ida de Veneziano a São Paulo para um encontro privado com o ex-presidente Lula, com direito a um registro fotográfico cuja eloquência não deixa margem para dúvida de qual companhia Lula deve ter na Paraíba em 2022

A vice-governadora Lígia Feliciano também foi recebida na última quarta feira (2) por Lula em busca do apoio do ex-presidente à sua candidatura ao governo.

Uma comparação das fotos dos encontros revelam diferenças notáveis. Enquanto no registro do encontro entre Lula e Veneziano os dois posam sorridentes e sem máscara, apertando os punhos, no encontro com Lígia, o candidato a presidente do PT não se deixou fotografar sozinho ao lado da vice-governadora. Além disso, Lígia tem a companhia do deputado federal Damião Feliciano, dos filhos e do presidente do PT paraibano, Jackson Macedo, dando a entender que ele também participou da conversa. Todos de máscara.

Veneziano percorre a Paraíba em busca de apoios

Depois de filiar a esposa do deputado estadual patoense Dr. Érico, Germana Wanderley, Veneziano foi a Cajazeiras para prestigiar a filiação do sapateiro Antônio Gobira ao MDB – Gobira foi candidato a deputados federal na última eleição e obteve 25,42% dos votos válidos na cidade que ensinou a Paraíba a ler.

Enfim, Veneziano Vital do Rego é candidato ao governo. Só falta o anúncio formal – e isso está prestes a acontecer.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: