DATAVOX: Ricardo Coutinho lidera para o Senado e tem rejeição de apenas 9,4%

Pesquisa Datavox-PBAgora* para o Senado, divulgada hoje (8/2), mostra que Ricardo Coutinho lidera com folga a disputa para o Senado com 21%, praticamente o mesmo percentual que o ex-governador obteve na pesquisa realizada em novembro do ano passado, quando atingiu os 21,8%.

Já Efraim Moraes Filho perdeu quase 4 pontos percentuais de novembro para cá. O deputado federal do DEM caiu de 15% para 11, 3 (queda de 3,7%, acima da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2%). Já Aguinaldo Ribeiro também caiu quase 2%, de 8,9% para 7%, mas, nesse caso, dentro da margem de erro.

O dado mais relevante da pesquisa Datavox, entretanto, é o da rejeição. Nesse quesito, Ricardo obteve apenas 9,4%, o que chega a ser surpreendente, considerando os mais de mais três anos de massacre diário promovido por seus adversários políticos. Quem esperava por um desgaste maior do ex-governador deve ter se surpreendido com os 9,4% de eleitores paraibanos que rejeitem o ex-governador, chega a ser irrelevante. Como uma Fênix, Ricardo Coutinho renasce para a política.

Os 9,4% que rejeitam Ricardo Coutinho em 2022 são um percentual quase igual aos 9,3% que desaprovavam o seu governo da última pesquisa realizada antes de RC terminar seu mandato de governador no final de 2018. Na mesma pesquisa, Coutinho obteve a aprovação de nada mais nada menos que 84,7% dos paraibanos.

*A pesquisa, que ouviu 2.006 pessoas na Paraíba, foi realizada nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2022 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 01 de fevereiro sob os seguintes protocolos: 06073/2022 e BR-02181/2022. A margem de erro é de 2,2%, para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: