Republicanos confrontam hegemonia do Progressistas e colocam João Azevedo numa sinuca de bico

Parece que a “base” de João Azevedo não quer saber de esperar pelo anúncio do novo partido de João Azevedo (ele escolhe partido como escolhe camisa no guarda-roupa) e se movimenta à revelia do governador.

Hoje, foi a vez do Republicanos, que fez um ato de filiação de dois deputados federais (Wilson Santiago e Edna Henrique) e do presidente da Assembleia, Adriano Galdino, que se juntam ao também deputado federal Hugo Mota, presidente estadual do partido.

Esse movimento pode ser interpretado como positivo para as pretensões do governador, mas pode se tornar um dor de cabeça, porque, como eu lembrei acima, foi feito não apenas à revelia de João Azevedo, como em aberta confrontação com sua estratégia de reeleição, que tem como centro dela uma aliança com o Progressistas de Cícero Lucena e Aguinaldo Ribeiro.

Temos aqui um poderoso pólo que nasce para eleger, claro, uma bancada expressiva de deputados federais, mas que tem mais alguma coisa em comum: confrontar a hegemonia do Progressistas no bloco de apoio a João Azevedo.

Quase todos, por exemplo, já declararam apoio à candidatura de Efraim Filho ao Senado, que ocupou lugar de destaque na mesa do ato de hoje. E agora, reúnem força para indicar o candidato a vice de João Azevedo, provavelmente Adriano Galdino, movimentos que tem a simpatia até mesmo de próceres do “azevedeanismo” (como não rir da liderança do governador).

Enfim, para quem propalava que não teria concorrentes na disputa para um segundo mandato e pretendia escolher um sócio, digo, um engenheiro da estrita confiança como vice, agora se defronta com a vida dura de governador em fim de mandato, quando o que lhe resta é apenas o poder da máquina estadual e um péssimo governo sem realizações.

E tudo vai piorar ainda mais a partir dessa semana.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: