VENEZIANO E RICARDO COUTINHO JUNTOS: o pesadelo que assombra as noites de João Azevedo

O principal objetivo pessoal e político depois que João Azevedo sentou na cadeira de governador não foi atingido: afastar Ricardo Coutinho da política, transformando-o em um pária. A última pesquisa Datavox para o Senado mostrou que Ricardo não só sobreviveu, como está em plena forma para vencer mais uma eleição. A sombra de Ricardo Coutinho voltou a encobrir João Azevedo.

Uma outra liderança que o atual governador resolveu transformar em desafeto, também com medo de sua sombra, foi o senador Veneziano Vital do Rego. Veneziano certamente pressentiu o que estava a caminho e, em pelo menos duas ocasiões decisivas, não se dobrou aos desejos mesquinhos do governador. Na primeira, ao invés de se alinhar a João Azevedo contra Ricardo Coutinho para tirar do ex-governador o comando do PSB, Veneziano tentou evitar o racha desejado pelo governador. Ao invés disso, se ofereceu como interlocutor. Na segunda, quando João Azevedo deixou o PSB, Veneziano lá ficou por mais um ano até voltar ao MDB. Nunca foi para o Cidadania.

Por isso, não pensem ser obra do acaso o fato de Veneziano e Ricardo Coutinho estarem juntos hoje e prestes a iniciar uma nova caminhada, ao lado de Lula, para vencer as eleições aqui na Paraíba. Ricardo é realidade materializada de um governo que mudou a Paraíba, um projeto que João Azevedo abandonou.

Assim como João Azevedo foi uma escolha pessoal de Ricardo para sucedê-lo, Veneziano filiou-se ao PSB a convite de Ricardo para ser candidato ao Senado.

Veneziano continua sendo a promessa que nasceu para a Paraíba ainda quando ele tinha cabelos longos e governava Campina Grande. Aliás, nos mesmos anos em que Ricardo Coutinho foi prefeito de João Pessoa. Enquanto Ricardo Coutinho vencia Cícero Lucena em João Pessoa, Veneziano encerrava um ciclo de mais de 20 anos dos Cunha Lima na prefeitura de Campina Grande, no auge do prestígio político da família, quando Cássio tinha acabado de assumir o governo.

Eis porque o dois juntos são o maior pesadelo de João Azevedo. Veneziano e Ricardo Coutinho juntos vão oferecer à Paraíba como contraponto a um governo medíocre, um programa inovador e audacioso, que vai retomar o projeto iniciado por Ricardo Coutinho 11 anos atrás, atualizado de novos desafios econômicos e sociais que Veneziano pretende enfrentar caso se eleja governador.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: