João Azevedo de volta ao PSB: um acerto, depois de muitos erros estratégicos

O anúncio da filiação ao Partido Socialista Brasileiro pode ser considerado talvez o único acerto de João Azevedo na sua estratégia de reeleição, depois de erros que lhe custaram a perda definitiva do PT, mesmo contando ele com o apoio de 70% do Diretório Regional petista, como ficou evidenciado no último final de semana.

Ao optar pelo Cidadania, no final de 2019, numa conjuntura muito diversa da atual, João Azevedo não tinha em conta que estava criando um óbice para o futuro, sobretudo com a candidatura de Lula, já que o partido de Roberto Freire continua alinhado à posições radicalmente antipetistas – o fato do Cidadania ter chegado a um acerto com o PSDB para a construção de uma Federação evidencia esse fato.

Caso tivesse feito o movimento de filiação ao PSB mais cedo, quando a candidatura de Lula se tornou um fato consumado, João Azevedo poderia no mínimo ter ganhado um tempo decisivo para evitar a adesão do PT à candidatura de Veneziano Vital do Rego, ratificada hoje. Se tivesse no PSB há mais tempo, o governador poderia ter negociado em condições mais favoráveis com a direção nacional do PT, já que certamente seria uma das prioridades do PSB nos acertos nacionais.

Ao ter permanecido no Cidadania, João Azevedo acabou ajudando Ricardo Coutinho, que tinha pressa na montagem de um palanque com algum apelo eleitoral para Lula e para ele próprio na Paraíba. Se o impasse no PT tivesse se arrastado por mais um mês, o desfecho da decisão anunciada no final de semana passado poderia ter sido outro.

Tem muita água para rolar ainda embaixo dessa ponte, mas é inegável que João Azevedo começou a sair das cordas, para onde foi empurrado nos últimos dias.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: