127.826 VOTOS EM 2018: Cida Ramos, Estela Bezerra e Jeová Campos se refiliam ao PT na próxima segunda

O presidente estadual do PT da Paraíba Jackson Macedo, anunciou hoje nas redes sociais o ato de filiação ao Partido dos Trabalhadores das deputadas estaduais Cida Ramos e Estela Bezerra, e do deputado estadual Jeová Campos.

Trata-se, a rigor, de refiliações, já que Cida, Estela e Jeová retornam ao PT para engrossar os quadros do partido depois de alguns anos no PSB.

Só quem deixou de enxergar a política como um instrumento de transformação da realidade, sobretudo para os mais pobres, pode torcer o nariz para as filiações de lideranças como as três mencionadas acima, que, somadas as votações obtidas em 2018, representam 127.826 eleitores (Cida Ramos, 56.048; Estela Bezerra, 40.761; Jeová Campos, 31.017).

Para um partido que sequer elegeu representantes para a Assembleia Legislativa na eleição passada (só para lembrar, Anísio Maia obteve mirrados 23.029 votos em 2018, e ficou na suplência, tendo assumido a titularidade do mandato depois da morte de Genival Matias, do Avante.)

Com as filiações de Cida, Estela e Jeová, além de Ricardo Coutinho, que é favorito para se eleger Senador, e da ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena, o PT muda de status político na Paraíba, adquirindo um tamanho e representatividade que nunca teve.

Para deixar de ser linha auxiliar de João Azevedo e moeda de troca de grupos que, há muito, transformaram o PT em feudo controlado por senhores da burocracia partidária.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: