Filiação de Geraldo Alckmin ao PSB equilibra disputa pelo palanque de Lula na Paraíba

Segundo o colunista do site Metropoles, Igor Gadelha, o ex-governador governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, acertou sua filiação ao PSB. A informação foi repassada pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

Participaram da conversa que acertou a mudança partidária que permitirá a indicação de Alckmin como candidato a vice na chapa de Lula, além do próprio Carlos Siqueira, o prefeito do Recife, João Campos.

A troca de partido de João Azevedo, que deixou o Cidadania para se filiar ao PSB, mesmo que tardia, tende a alterar a disposição atual de Lula de, na Paraíba, subir unicamente no palanque do emedebista Veneziano Vital do Rego.

Mesmo com o apoio da direção nacional do PT, Veneziano tende a perder o, digamos, monopólio de ter Lula em seu palanque. A entrada de Alckmin no PSB fortalece a posição do PSB nas negociações com o PT onde o partido tem candidatos competitivos nos estados, como é o caso da Paraíba.

O status de Veneziano vai mudar de patamar. Quando essa questão se apresentar no início da campanha, Veneziano tende a disputar não o monopólio de Lula em seu palanque, mas a participação do candidato a presidente do PT em seu guia eleitoral.

A política é mesmo dinâmica.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: