SENADO: por que Aguinaldo Ribeiro já deu xeque-mate em Efraim Filho

A posição de Aguinaldo Ribeiro no tabuleiro eleitoral da Paraíba foi o que o tornou favorito para ocupar a única vaga de candidato a Senador na chapa de João Azevedo. O movimento mais ousado de Ribeiro foi a conquista do apoio do governador à candidatura de Cícero Lucena, também do Progressistas, à prefeitura de João Pessoa na última eleição. Cícero é a rainha no tabuleiro de Aguinaldo.

Na Região Metropolitana de João Pessoa, com a metade do jogo em andamento, Ribeiro agora movimenta suas torres para, uma ofensiva final contra Efraim Filho. Ele conta com o apoio do prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, e do vice-prefeito de Cabedelo, Mersinho Lucena. E não é improvável que consiga o voto do titular, Vitor Hugo.

O deputado do Progressistas conta também com bispos bem posicionados: o sobrinho, Lucas Ribeiro, atual vice-prefeito de Bruno Cunha Lima; e Zé Aldemir, prefeito de Cajazeiras. Isso sem contar os peões, prefeitos de pequenas cidades.

Aguinaldo Ribeiro tem com outra vantagem na sua disputa com o deputado Efraim Filho. A trajetória. Efraim Filho foi um notório antipetista e antilulista, sobretudo nos momentos-chave que antecederam o impeachment de Dilma Rousseff, quando atuou como líder do DEM, e durante o governo Temer e início do governo Bolsonaro.

Apesar de também ter votado pelo impeachment, Aguinaldo Ribeiro foi muito mais discreto e, hoje, quando Lula acena para o centro e precisa de interlocutores no Congresso, o deputado progressista pode se apresentar para a missão e ser bem recebido pelo PT.

A recente declaração de João Azevedo de que apoiar Lula será uma das condições para compor sua chapa majoritária é reveladora de que Aguinaldo Ribeiro já deu xeque-mate em Efraim Filho e só não será candidato caso não queira.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: