Enquanto acionistas da Petrobrás comemoram o preço dolarizado dos combustíveis, o Brasil definha

Ontem, o Projeto de Lei Complementar nº 11 voltou a tramitar na Câmara dos Deputados. O PL estabelece um valor único para o ICMS cobrado pelos estados por litro de combustível.

Eis o cinismo em estado puro. O governo de Jair Bolsonaro continua a insinuar que a escalada nos preços dos combustíveis tem a ver com impostos (e eles sempre existiram no Brasil) e não com a política dolarizada de preços da Petrobrás, cujo acionista majoritário é o governo federal.

Enquanto isso, nossas refinarias são subutilizadas, mantendo uma produção de apenas 70% da capacidade instalada, exporta óleo cru, forçando nossa economia a importar combustíveis processados. Quantos barris de óleo cru financiam a compra de combustível refinado? Outra pergunta relevante: de quem nós compramos? Só dos Estados Unidos, o Brasil importou 1,4 Bilhão de litros em 2021, 70% de nossas importações.

Ou seja, governo e sua maioria no Congresso preferem lançar essa conta nas costas da população, sobretudo dos assalariados e da classe média, para não afetar o bom humor “dos mercados”, uma minoria de grandes empresas e bancos que, só no ano passado, abocanhou mais de R$ 100 bilhões de reais em lucros e dividendos – e sem pagarem um real de imposto, já que o Brasil é único país do mundo, ao lado de Estônia, a isentar acionistas de empresas, enquanto continua a esfolar sem dó nem piedade assalariados e classe média.

Pois não é que tem gente repetindo o discurso do governo de que o novo aumento dos combustíveis tem a ver apenas com a guerra da Ucrânia? A Petrobrás foi criada para isso, para que o Brasil não fique à mercê das importações de combustíveis, dependendo de países fornecedores e das variações de preços no mercado externo.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: