Deputado desafia João Azevedo: “se me pedirem para deixar Efraim, deixo o governo”

O deputado estadual Taciano Diniz, do Vale do Piancó, do União Brasil, deu uma declaração à rádio Arapuã que obriga o governador João Azevedo a tomar uma atitude: “Se for para deixar (a candidatura de) Efraim, deixo o governo.

Mais do que as palavras, o tom usado pelo deputado foi de desafio. Sobretudo, por que as palavras do deputado estadual foram proferidas depois de ter ido ar uma matéria que cobriu a filiação ao União Brasil de futuros candidatos a deputado, que aproveitaram para prestar apoio à candidatura do deputado federal Efraim Filho ao Senado. Ao final, Efraim foi entrevistado e praticamente antecipou seu destino político: ser candidato a Senador na chapa do tucano Pedro Cunha Lima.

Obviamente, ninguém é obrigado a votar em quem não deseja, sobretudo se o candidato rejeitado for de outro partido. Pressupõe-se, entretanto, que o governador lidere um agrupamento político que deseja continuar governando a Paraíba e, para tanto, como é óbvio, precisa vencer a eleição.

Tudo bem que João Azevedo não anunciou oficialmente quem será seu candidato ao Senado, apesar das evidências de que o nome escolhido será Aguinaldo Ribeiro. Tudo indica que Efraim Filho anunciará sua decisão até o fim dessa semana.

Quando o fizer e a tendência se confirmar, Taciano Diniz vai continuar equilibrado nas duas canoas, usufruindo o bônus de ser governo num partido de oposição? E João Azevedo? Vai permitir esse arranjo?

Ou vai testar se é verdadeiro o adágio popular segundo o qual onde passa um boi passa uma boiada? Aguinaldo e Daniella Ribeiro querem saber.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: