RANGEL JÚNIOR: “PCdoB receberá Anísio Maia de braços abertos”

Ao tomar conhecimento da decisão da Executiva Nacional do PT de suspender por seis meses o deputado estadual Anísio Maia, questionei o deputado estadual e único representante do PT na Assembleia Legislativa da Paraíba, se a decisão foi tomada por unânimidade. Anísio respondeu que não. A decisão foi tomada com 17 votos contrários.

Outros três destacados dirigentes do partido (Giucélia Figueiredo, Josenilton Feitosa e Anselmo Castilho), receberam penas mais brandas e foram suspensos por três meses.

Ao ser afastado das instâncias partidárias e da representação política e parlamentar do PT por seis meses, Anísio estará impedido de registrar sua candidatura à reeleição, o que certamente o obrigará a sair do PT se quiser ser candidato em outubro.

Em seguida, questionei o professor e ex-reitor da UEPB, Ranjel Jr, candidato ao senador, se o PCdoB receberia Anisio Maia em suas fileiras. Eis a resposta:

Não tenha dúvidas que o PCdoB o receberá de braços abertos, caso a avaliação dele vá por aí. Afinal, há muitos anos já caminhamos juntos na política e com afinidades política e ideológica.

Ao que parece, Anísio Maia não terá problemas para arranjar um nova casa. No caso de mudança para o PCdoB, essa decisão pouco afetará as chances do deputado estadual, já que o PCdoB deverá compor a federação com o PT.

A decisão pouco afeta os outros dirigentes, a não ser por três meses, o suficiente, entretanto, para afastá-los do debate interno sobre quem o PT deve apoiar para o governo. Esses dirigentes pertencem ao grupo majoritário no Diretório Regional do PT que se opõe à aliança com o MDB. Se a suspensão os alija temporariamente das decisões mais relevantes, entretanto, produzirá poucos efeitos internos no PT da Paraíba.

Como o grupo não tem voz para decidir sobre quem o partido deve apoiar na Paraíba, a suspensão decidida hoje soa apenas como um aviso para os que insistem numa aliança com o PSB.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: