RESPOSTA À ALTURA A EFRAIM: filiação de Daniella Ribeiro ao PSD fortalece ainda mais a candidatura de Aguinaldo ao Senado

A filiação da senadora Daniella Ribeiro ao PSD não deve ser interpretado apenas como uma vitória contra o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, mas, também, com arranjos nacionais relacionados à eleição presidencial, na qual o partido de Gilberto Kassab tem como prioridade as eleições parlamentares. No Nordeste, o partido mantém grande proximidade com a candidatura do petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Como o antigo partido de Daniella Ribeiro, o Progressistas, cujo presidente nacional é o atual ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, deve assumir o caminho natural que é apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro, o movimento dos Ribeiro na direção do PSD atende a um duplo objetivo: primeiro, enfraquecer a candidatura de Pedro Cunha Lima, retirando um partido do palanque tucano e deslocando-o para o de João Azevedo; segundo, como o PSD não apoiará Bolsonaro, os Ribeiro tem mais um trunfo na mão atingir o objetivo de eleger Aguinaldo Ribeiro para o Senado.

Certamente, a trajetória de Romero Rodrigues e da família Cunha Lima em oposição a Lula e em apoio ao governo de Jair Bolsonaro ajudou. Contu ainda mais agregar à bancada federal uma senadora com mais quatro anos de mandato e, pelo menos, um deputado federal a ser provavelmente eleito. Trunfo que o Republicanos acumulou nos últimos meses.

Ouso antecipar que, ao contrário de indicar um caminho dos Ribeiro na direção de uma candidatura própria, a filiação de Daniella Ribeiro ao PSD fortalece ainda mais a candidatura de Aguinaldo Ribeiro ao Senado.

O próximo movimento dos Ribeiro deve ser iniciar uma aproximação com o Republicanos, o que deve resultar na incorporação do partido presidido na Paraíba por Hugo Motta à chapa majoritária de João Azevedo e Aguinaldo Ribeiro. Em breve saberemos se essas projeções se confirmarão.

No jogo bruto da política, nenhum espaço em disputa é conquistado com palavras. E a próxima disputa a entrar em pauta é pela indicação do você na chapa de João Azevedo.

Esperemos.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: