Aguinaldo Ribeiro será candidato ao Senado ou já desistiu?

Os Idos de março se foram e chegamos a abril. Mesmo assim, restando seis meses para a eleição, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro ainda não anunciou oficialmente se será candidato ao Senado para fazer companhia à irmã, Daniella Ribeiro, a partir do próximo ano.

Essa indecisão pode ser atribuída ao estilo discreto e comedido de fazer política do filho Enivaldo Ribeiro e neto de Agnaldo Veloso Borges, mas talvez seja forçoso reconhecer que se trata mesmo de dúvidas a respeito da dimensão da liderança e do peso político para enfrentar uma eleição para a única vaga ao Senado em 2022.

Aguinaldo Ribeiro é um político cuja habilidade como articulador sempre foi por todos reconhecida. Pragmático, Ribeiro transitou com desenvoltura no Congresso na base de apoio de governos de direita e esquerda, atuação que o tornou uma das mais importantes lideranças do Centrão.

A dúvida que ronda a cabeça de Aguinaldo Ribeiro agora é se ele terá votos suficientes para enfrentar chapas como as de Veneziano-Ricardo Coutinho e Pedro Cunha Lima-Efraim Filho, cenário completamente diverso do que era projetado meses atrás por governistas, onde se previa uma campanha eleitoral sem adversários de peso. Nessa projeção, a eleição seria uma mera formalidade para ratificar a vitória da chapa liderada pelo governador João Azevedo, na qual Aguinaldo Ribeiro seria o candidato a senador e compartilharia o mesmo destino vitorioso.

Não foi bem assim. Com chapas competitivas ao governo e ao senado, a situação nas hostes governistas e de divisão e bate-boca na base de apoio do governador João Azevedo. Mantido essa situação, é bastante improvável que Aguinaldo Ribeiro leve à frente sua candidatura a senador.

Nesse caso, o mundo político passará a acompanhar com interesse as consequências desse desenlace, sobretudo quem substituirá Aguinaldo Ribeiro na chapa de João Azevedo e se o apoio da família Ribeiro e de Cícero Lucena ao projeto de reeleição de João Azevedo será mantido.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: