PESQUISA PARA GOVERNADOR EM MG: Alexandre Kalil assume liderança quando tem o apoio de Lula

Pesquisa do instituto Ver para governador de Minas Gerais  mostra o tamanho da capacidade de transferência de votos que o ex-presidente Lula terá na eleição de 2022.

Contratada pela rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, a pesquisa aponta resultados bastante distintos dependendo de como os candidatos a governador são apresentados ao eleitor: sozinhos, o resultado é um; associado a candidatos a presidente, tudo muda.

No primeiro caso, o atual governador de Minas, Romeu Zema (Novo), lidera com 44%, enquanto o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) tem 22%, e o senador do PL, Carlos Viana, 5%.

A situação muda completamente de figura quando os candidatos a governador são apresentados ao lado dos candidatos a presidente. Nesse caso, Zema, que apóia o candidato a presidente do Novo, Felipe D’Ávila, cai a 32%, enquanto Kalil, com apoio de Lula, assume a liderança com 33%. Já Carlos Viana, que apóia Jair Boslonaro, vai a 13%.

Romeu Zema se elegeu governador em 2018 após declarar apoio a Jair Bolsonaro na reta final do primeiro turno. Em 2022, preferiu manter distância de Bolsonaro em razão do desgaste do atual presidente.

Já Alexandre Kalil se elegeu duas vezes prefeito de Belo Horizonte – em 2020 venceu no primeiro turno. Em 2018, apoiou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência. Na disputa para o governo de Minas ainda não anunciou quem receberá seu apoio.

De qualquer maneira, vai ficando cada vez mais evidente a influência da eleição presidencial nas disputas estaduais. Se em Minas Gerais isso acontece, a tendência é que essa tendência se repita, ainda com mais força no Nordeste.

Veneziano e Ricardo Coutinho certamente adoraram saber do resultado dessa pesquisa.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: