FAIÔ: “Encontro” de João Azevedo com Lula foi tão frio quanto protocolar

Ainda não foi dessa vez que João Azevedo teve o esperado encontro a dois com o ex-presidente Lula, como propalou a imprensa governista ao longo de uma semana inteira.

O que foi noticiado por nossas bandas como um “encontro” foi, na realidade, um ato político na abertura do Congresso nacional do partido, do qual participaram centenas de pessoas, e foi organizado pela direção nacional do PSB em apoio à candidatura de Lula à presidência.

Como previsto, os dois ficaram próximos na mesa do evento, trocaram algumas palavras, apertaram as mãos e, claro, tiraram fotos. 

O contraste, entretanto, com os encontros de Lula e Veneziano ficou evidente. Comparem a foto acima com a foto abaixo. Comecem com a expressão de Lula. Com Veneziano, Lula se mostrar à vontade, exibindo um sorriso espontâneo ao lado do jovem senador; com João Azevedo, Lula exibe um sorriso sem empolgação, como se estivesse ao lado de dois fãs desconhecidos e inoportuno – João Azevedo ainda teve de dividir o espaço com o papagaio de pirata, Gervasio Maia.

Com Veneziano, Lula faz questão de repetir o gesto que é o símbolo das campanhas dos dois na Paraíba (o L de Lula e o V de Veneziano). Com João Azevedo, Lula preferiu um “legal” protocolar, evitando compor qualquer imagem que possa ser explorada pela mídia e pela campanha do governador.

Enfim, a montanha pariu mais uma vez um rato. A presença de Lula na abertura do Congresso do PSB apenas serviu para evidenciar ainda mais quem é seu candidato na eleição para governador da Paraíba, que não poderia ser outro, a não ser o candidato apoiado pelo PT, Veneziano Vital do Rego.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: