DIÁLOGOS COM A PARAÍBA: Chegou a vez do povo de Itaporanga contribuir com o programa de Veneziano

A campanha do pré-candidato da coligação MDB-PT a governador da Paraíba, Veneziano Vital do Rego, criou um mecanismo que pretende incorporar, através da participação direta, a sociedade civil paraibana na elaboração do seu programa de governo: o Diálogos com a Paraíba.

Conversei com Veneziano sobre o Diálogos com a Paraíba. O senador fez questão de enfatizar que essa iniciativa diz muito muito sobre duas características fundamentais de sua candidatura ao governo da Paraíba: participação e democracia para estabelecer um canal direto com o povo. Veneziano deixou claro que rejeita a forma elitista como as candidaturas tradicionais elaboram seus programa de governo que, na maioria das vezes, são apresentados para atender a uma mera formalidade da legislação eleitoral.

Ao valorizar o programa e sua construção democrática, Veneziano pretende antecipar a experiência na elaboração do programa de governo em uma ferramenta de planejamento estratégico não apenas para a campanha, mas para o futuro governo e com a qual pretende orientar, articular e integrar as ações da futura administração.

Numa palavra, Veneziano pretende retomar a prática do planejamento em seu governo, um planejamento que terá como primeiro passo ouvir o que a população te a dizer. E planejamento é o que mais faz falta na administração de João Azevedo, que se entregou completamente ao improviso e, por conta disso, virou refém dos grupos políticos que o apoiam.

O resultado da falta de planejamento o povo da Paraíba acompanha e sente na pele seus efeitos nefastos, entre outros setores, nas escolas e nas estradas, que passaram dois anos sem manutenção, nas adutoras que não foram concluídas e deixaram vastas regiões do estado à mercê da seca e da falta d’água.

Ao chamar o povo das cidades-polo para debater, fazer sugestões e ajudar no diagnóstico dos principais problemas que afligem as microrregiões do estado, portanto, Veneziano tanto revela a importância que dará ao debate programático durante a campanha que se aproxima, como antecipa como pretende governar a Paraíba a partir de 2023.

Itaporanga

No sábado (30/04), será a vez da população da cidade sertaneja de Itaporanga contribuir com suas opiniões e sugestões para o futuro programa de governo da coligação MDB-PT. O Diálogos com a Paraíba de Itaporanga acontecerá no Atlântida Esporte Clube ecomeçará às 14 horas, e contará com a presença do candidato a governador Veneziano Vital do Rego, e Senador, o ex-governador Ricardo Coutinho.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: