Em vídeo, Lula exalta trabalho de Gleisi e Ricardo e diz que vem à Paraíba apoiar Veneziano

Primeiro, foi a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman, que postou em seu perfil no twitter no final da manhã a mensagem abaixo.

Trata-se de mais uma manifestação, entre tantas até já feitas até agora, a respeito do apoio da Direção Nacional do PT e, portanto, de Lula – dá para separar um do outro? – às candidaturas de Veneziano Vital do Rego ao governo e de Ricardo Coutinho ao Senado. Porque, até Nonato Bandeira sabe que, se tem alguém que está autorizada a falar em nome de Lula, essa pessoa se chama Gleisi Hoffman.

Qualquer jornalista ou analista político que preze por sua imagem profissional consideraria a declaração acima suficiente para demonstrar a posição de Lula sobre seu candidato a governador na Paraíba e, portanto, em qual palanque ele vai subir na campanha, não é mesmo? Não para os “analistas” da imprensa.gov, que sempre trataram as diversas manifestações de Gleisi Hoffman como manifestações pessoais e que não representariam a opinião do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por outro lado, as palavras trocadas entre João Azevedo e Lula durante um ato político, como aconteceu na última quinta, em Brasília, logo eram transformadas, pelas “análises” das penas e vozes alugadas, em uma clara indicação da decisão de Lula de subir no palanque de João Azevedo. Até supostas conversas que ninguém presenciou, a não o próprio governador, foram usadas para comprometer Lula com a candidatura de João Azevedo, que tem como aliados em posição de destaque, viscerais antipetistas e inimigos políticos de Lula.

Pois bem, essa turma continuaria, como sempre fez até aqui, a colocar em dúvida Gleisi Hoffman caso um vídeo em que Lula, em pessoa, como eles sempre cobraram, aliás, confirmasse as palavras da presidente nacional do PT. Dessa vez, foi o próprio ex-presidente que confirmou o que sempre foi uma certeza para o autor deste blog: “nós, do PT,” – repito para que a imprensa.gov deixe de atacar Gleisi Hoffman (por que ela é mulher, será?) – “nós, do PT, estamos trabalhando a construção de uma aliança política com o MDB para a gente poder lançar o companheiro Veneziano candidato a governador“.

Lula poderia ter sido mais sutil. Da forma direta como abriu o vídeo, metade do Palácio da Redenção deve ter entrado em desespero e vai ficar sem dormir por vários dias.

Em seguida, Lula voltou a se referir, dessa vez de maneira direta e elogiosa, a Gleisi Hoffman, mas não só a ela, também a Ricardo Coutinho e a todo o PT da Paraíba que, ao invés de criarem problemas, “tem ajudado muito” ao projeto de eleger Lula e dar protagonismo ao PT no estado.

E Lula finaliza o vídeo assim:

O dado concreto é que eu não vejo a hora de ir à Paraíba para a gente fazer um grande evento. Eu não posso pedir voto agora, mas quando eu for no evento [aí na Paraíba] eu vou pedir voto para a nossa aliança, e eu tenho certeza que nós vamos construir parte da história do estado da Paraíba.

A militância lulista vai aceitar a convocação de Lula para cerrar fileiras em apoio às candidaturas de Veneziano e Ricardo porque é essa a única chapa que não só conta com o apoio de Lula, como representa o campo progressista e tem um programa que combate o retrocesso do governo conservador de João Azevedo.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: