RICARDO NA ESPANHA: 1° de maio é dia de relembrar a luta por democracia dos trabalhadores do mundo inteiro

Entre os dias 21 e 23 de abril, o ex-governador Ricardo Coutinho permaneceu na Espanha para fazer palestra sobre o Brasil na Universidade de Salamanca. Além desse evento de caráter acadêmico, Ricardo participou, no último dia 22 de abril, em Salamanca, de um ato cujo objetivo foi tratar das eleições brasileiras e lançar o Comitê Popular de Luta de Castilla y León, que terá a função de divulgar a candidatura de Lula entre os 6.000 brasileiros que vivem na região.

As Comissões Obreras (CCOO) são a primeira organização sindical em número de filiados e delegados sindicais da Espanha.

E o dia do trabalhador (1° de maio) é um bom momento para relembrarmos essa recente visita que o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, fez à Espanha para lançar, a convite de espanhóis e brasileiros residentes ao país, preocupados com o avanço da extrema-direita no mundo.

A eleição presidencial brasileira será um acontecimento que o mundo acompanhará com interesse. Derrotar Jair Bolsonaro e o neo-fascismo no Brasil é um desafio dos progressistas do mundo inteiro, e, portanto, um desafio de todos os trabalhadores, independente de sua nacionalidade.

O fascismo é contra a humanidade, contra os valores da democracia, mas, sobretudo, é uma corrente de ideias contrária aos trabalhadores. Sem democracia, passa a valer os interesses dos mais fortes e poderosos. E esse é o sonho de Bolsonaro de de todos os fascistas em qualquer tempo e lugar.

Dia 1° de maio é um dia especial para relembrar os desafios que o povo brasileiro tem pela frente nas eleições de 2022. Assim como aconteceu na eleição presidencial da França, os olhos do mundo inteiro estarão voltados para o Brasil.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: