A história de João Promessa

Era um vez, um governador.

O nome dele? Deixe-me lembrar… Ah, o nome dele é João. 

O apelido? Promessa. 

João Promessa ficou assim conhecido lá pelas bandas da Paraíba (não dos “paraíbas”, por favor, porque assim você me ofende), em razão de seu incorrigível hábito de fazer promessas. Prometer virou a especialidade de João.

Ele fazia promessa de manhã, de tarde e de noite. Era promessa pra lá, era promessa pra cá. Como as promessas jamais viravam realidade, uma das diversões do povo era comentar as promessas de João Promessa.

E de tanto fazer promessa, o governador de nome João passou a acreditar que bastava prometer para a promessa virar realidade. E ele viajava pelas terras do seu reino enxergando escolas em tempo integral que não existiam, hospitais bem equipados, policiais cheios de motivação vigiando as ruas.

No caso das estradas que antes pareciam tapetes de asfalto, e que ele encontrou prontas, João Promessa fez o contrário. Deixou as estradas se acabarem só para prometer fazer novas.

Ontem, João Promessa fez mais uma promessa. Depois de quase quatro anos sem construir uma única adutora para distribuir água a quem não tem, João resolveu o problema fazendo a única coisa que aprendeu fazer: promessa. E prometeu que “até o fim de maio” fará uma licitação para a construção de uma adutora que levará água para o Brejo da Paraíba.

Pois não é que, assim que João Promessa terminou de prometer construir a adutora, o povo do Brejo presenciou um milagre: a água vinda do Boqueirão começou a jorrar pelas torneiras?

E a criançada começou a pular pelas ruas gritando feliz o nome do seu benfeitor: João Promessa! João Promessa! 

João Promessa em ação.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: