E Cícero Lucena? Trai ou apoia Daniella Ribeiro?

Nem bem o mistério da candidatura ao Senado de Aguinaldo Ribeiro começou a ser resolvido, não faltando, a rigor, sequer o anúncio da desistência, já que ela nunca foi lançada formalmente, João Azevedo já tem outro mistério para resolver: Cícero Lucena manterá seu apoio à reeleição do atual governador ou apoiará a possível candidata do seu partido, o Progressistas, a senadora Daniella Ribeiro, que pode anunciar a qualquer momento sua postulação ao governo do estado?

Cícero Lucena era um político aposentado desde 2014, quando teve sequer condições de disputar a reeleição. Eleito para o Senador em 2006, teria sido candidato a governador em 2010 caso não tivesse sido abandonado por Cássio Cunha Lima. Candidato a prefeito de João Pessoa, em 2012, obteve 20,27% dos votos no primeiro turno sendo derrotado por Luciano Cartaxo no segundo, quando ampliou a votação em apenas 11,5%. Em 2014, desistiu da reeleição ao Senado e anunciou a aposentadoria.

Cícero Lucena foi resgatado para a política por Aguinaldo e Daniella Ribeiro em 2020 para ser candidato a prefeito de João Pessoa, quando obteve quase a mesma votação de 2012 (20,72%), apenas 0,4% a mais da votação de 2012. Lucena deve mesmo sua eleição à ida do bolsonarista Nilvan Ferreira ao segundo turno, de quem ganhou com uma diferença relativamente apertada (53,16% a 46,84%).

Cícero Lucena, por certo, prefere que a aliança de Aguinaldo e Daniella Ribeiro com João Azevedo seja mantida, sobretudo pensando na candidatura do filho, Messinho Lucena, candidato a deputado federal, que herdaria parte do espólio de Aguinaldo e ainda manteria o que já tem caso fique sob as asas da máquina estadual. Para Cícero Lucena trata-se de uma acomodação ideal, mas também atende aos objetivos de Aguinaldo e Daniella Ribeiro? Certamente, não — vamos tratar dessa questão em seguida.

Outro aspecto precisa ser considerado. Caso mantenha o apoio a João Azevedo, o objetivo do grupo de Cícero Lucena na eleição de 2022 se resumiria a eleger Messinho Lucena. Caso a candidatura de Daniella Ribeiro seja realmente lançada, entretanto, Cícero Lucena ganha uma nova dimensão já que, sendo Daniella Ribeiro de Campina Grande, ela precisará de um candidato a vice de João Pessoa. Dessa maneira, o caminho fica aberto para a entrada de Lauremília Lucena, a esposa de Cícero, na chapa, hoje impossibilitada em razão de João Azevedo ser pessoense.

De qualquer maneira, diante da mudança no cenário eleitoral provocado com a possível candidatura de Daniella Ribeiro ao governo, a pergunta se mantém: quem Cícero Lucena apoiará?

Trairá os Ribeiro, como foi traído por Cássio, anunciando apoio a João Azevedo, ou seguirá com seu partido, o Progressistas, para tentar eleger Daniella e Lauremília para o governo?

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: