AO LADO DE LUCIANO E LUCÉLIO CARTAXO: Veneziano faz passeio por shopping em João Pessoa e o resultado não poderia ter sido melhor

Enquanto João Azevedo enfrenta protestos e mobilizações estudantis por todo a Paraíba, Veneziano Vital resolveu fazer um corpo a corpo para testar a receptividade, sobretudo entre os eleitores mais jovens.

Convenhamos. Não é todo candidato a governador que tem coragem de encarar a imprevisibilidade de um passeio pelo shopping numa manhã de sexta-feira. A chance de ser recebido com frieza ou mesmo com vaias não é pequena. A depender, claro, de quem se dispõe a enfrentar o desafio.

Foi o que fez o candidato a governador da coligação MDB-PT, Veneziano Vital, hoje. Ao lado de Luciano Cartaxo e do irmão gêmeo do ex-prefeito de João Pessoa, Lucélio Cartaxo, Veneziano caminhou pelos corredores do Shopping Tambiá, localizado no centro de João Pessoa.

Os registros desse contato direto estão nas redes sociais de Veneziano e são muito animadores (veja abaixo)

Apesar da juventude, Veneziano acumulou uma experiência rara para um politico de sua idade. Vereador, prefeito por dois mandatos da segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande, deputado federal e Senador da República, não resta dúvida que o ex-cabeludo está pronto para assumir o mandato de governador – e experiência é tudo que a Paraíba e o Brasil precisam para superar a crise atual provocada pela inexperiência de um presidente boçal e de um governador que, ainda hoje, não tem ideia da importância do cargo que ocupa.

Ou seja, Veneziano caminha para repetir o feito do avô, o ex-governador Pedro Gondim, que, no início dos anos 1960, derrotou a união das mais poderosas famílias paraibanas, numa vitória antológica que entrou para a história política da Paraíba (lembram do “tá com medo ou tá com Pedro?”)

Aquele que, meses atrás, do alto de sua arrogância, já se considerava reeleito governador, não contava que poderia enfrentar uma liderança ascendente como Veneziano, a quem sempre temeu. Tanto quanto teme Ricardo Coutinho, a quem procurou destruir de todas as maneiras.

E o Golias se vê hoje diante do Davi. E o maior pesadelo de João Azevedo se concretizou porque, com a aliança de Veneziano e Ricardo Coutinho, temos a reunião das maiores e mais legítimas lideranças políticas que o povo da Paraíba produziu nos últimos anos, os dois que começaram como vereador, se elegeram prefeitos no mesmo ano das suas maiores cidades da Paraíba, e juntam suas forças para enfrentar os poderes das máquinas estadual e federal, numa disputa tão desigual quanto estimulante.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: