Enivaldo Ribeiro diz que o Republicanos faz “negociata”, que “não têm palavra” e recomenda a Aguinaldo ter “cuidado com esse povo”

Enivaldo Ribeiro deveria conceder mais entrevistas, sobretudo em momentos de indefinição envolvendo o seu grupo político, como impasse que envolve atualmente João Azevedo, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, filho de Enivaldo, e os Republicanos, que ameaça deixar a chapa de reeleição do governador sem candidato a Senador.

Em entrevista concedida aos radialistas Bruno Pereira e Fernando Braz, da rádio da Arapuã, o patriarca da família Ribeiro se mostrou irritado com a posição dos Republicanos ao ponto de dizer que não gostaria de sequer mencionar o nome do partido, presidido na Paraíba pelo deputado federal, Hugo Motta.

A respeito da decisão que o filho Aguinaldo Ribeiro deverá anunciar na próxima quarta-feira, Enivaldo disse que era necessária muita ponderação por parte do filho:

“Acho que tem de ser uma coisa mais concreta, para poder o cara não entrar numa fria. Você [Aguinaldo] tem uma eleição mais ou menos tranquila para deputado federal, aí ele vai para Senador, e gente do próprio Republicanos, que tinha de ficar com o governador, tem alguns [Adriano Galdino, Hugo Motta, entre outros] que vão votar no candidato Efraim, que é contra o governador. Como é que você pode justificar isso? Efraim não está votando no governador, está votando em Pedro Cunha Lima.

Para Enivaldo Ribeiro, é injustificável políticos demonstrare coerência em seus apoios e votarem em candidatos de chapas diferentes: “Que negócio esculhambado da porra!”, esbravejou, rindo, o ex-deputado, emendando em seguida que jamais viu uma situação como essas em sua longa vida política. Em seguida, fez uma grave acusação contra o partido do qual exige apoio para a candidatura do filho ao Senado:

Vou te dizer uma coisa: [o Republicanos] não tem palavra, fica fazendo negociata, negociando por debaixo do pano sei lá como. Aguinaldo tem de ter é cuidado com esse povo, os que estão fazendo esse tipo de política”.

As palavras de um político experiente como Enivaldo Ribeiro, pai de Aguinaldo Ribeiro, o principal protagonista de uma crise que se prolonga há meses, sem nenhum sinal de que possa rumar para uma solução amigável, representarão uma ruptura definitiva com os Republicanos, ou Hugo Motta e Cia vão dar razão a Enivaldo de que realmente o que fazem é “negociar” apoios eleitorais em troca sabe-se lá de quê?

Convenhamos, dizer que jamais viu, traduzindo para outros termos, tanta promiscuidade política na Paraíba, que os políticos do Republicanos “não têm palavra”, além de recomendar ao filho “cuidado com esses povo”, não pode ser tratado como algo corriqueiro e banal na política paraibana, do contrário não haverá como não atribuir razão a Enivaldo Ribeiro.

Porque, se o Republicanos faz mesmo “negociata”, como acusa o patriarca da família Ribeiro, qualquer decisão a partir de agora que altere o rumo do que já foi anunciado publicamente – o apoio do partido à candidatura a senador de Efraim Filho – será entendido de que maneira?

Abaixo, o trecho da entrevista de Enivaldo Ribeiro à rádio Arapuã.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Um comentário em “Enivaldo Ribeiro diz que o Republicanos faz “negociata”, que “não têm palavra” e recomenda a Aguinaldo ter “cuidado com esse povo”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: