LULA NO PALANQUE DE VENEZIANO: MDB nacional libera apoio ao petista no Nordeste

Segundo matéria publicada no UOL, hoje, a direção nacional do MDB confirmou o que todo mundo que acompanha a política paraibana e nacional já sabia: que os diretórios estaduais que quiserem apoiar Lula estão liberados para fazê-lo. O MDB tem dois candidatos a governador no Nordeste que já declararam apoio a Lula e têm o apoio do PT: o senador Veneziano Vital, e Paulo Dantas, governador de Alagoas e candidato à reeleição.

O apoio dos dois a Lula é anterior, inclusive, ao lançamento da candidatura de Simone Tebet. No caso de Veneziano, o senador declarou apoio a Lula antes mesmo do lançamento oficial de sua candidatura ao governo. Aliás, o MDB paraibano, presidido por Veneziano, foi o primeiro a declarar apoio à candidatura de Lula. Vice-presidente do Senado, Veneziano é um importante aliado de Lula e do PT dentro do MDB. Não por acaso, Lula foi um dos grandes incentivadores da candidatura de Veneziano ao governo, candidatura discutida em vários encontros com Lula e Gleisi Hoffman — é bom lembrar que, desde 2002, Veneziano tem um histórico de apoios aos candidatos do PT à presidência: Lula, em 2002 e 2006, Dilma Rousseff, em 2010 e 2014, e Fernando Haddad, em 2018.

Mais importante. A definição da candidatura de Veneziano ao governo passou por seguidas conversas com Lula e Gleisi Hoffman, todas devidamente registradas. Depois do lançamento da candidatura de Veneziano, Lula deu seguidas manifestações públicas de apoio à candidatura do senador paraibano e que estará em seu palanque, que também é o palanque do PT.

Na última delas, Lula gravou um vídeo ao lado de Veneziano Vital e do ex-governador Ricardo Coutinho em que não deixa margem para qualquer dúvida — se é que existia alguma fora da mídia palaciana — qual é seu candidato a governador em qual palanque ele vai subir:

“Todos vocês sabem que o PT está apoiando a candidatura do Veneziano, todos vocês sabem que nós estamos apoiando a candidatura [ao senador] do companheiro Ricardo Coutinho. E eu só estou esperando o dia em que Veneziano e Ricardo Coutinho vão fazer o lançamento público da campanha deles para mim poder comparecer, ou em João Pessoa ou em qualquer cidade da Paraíba, para que a gente possa ajudar o povo da Paraíba a eleger Veneziano governador e Ricardo Coutinho senador.”

Por conta disso, é que vão se tornando cada vez mais patéticos os esforços do governismo palaciano de contestar as essas manifestações saídas da própria boca de Lula, que insistem numa guerra perdida para os fatos, como se tivessem alguma força para fazer Lula recuar dos compromissos assumidos com Veneziano Vital e Ricardo Coutinho, os candidatos do PT, isso segundo o próprio Lula.

A começar pelo presidente do PSB, Gervásio Maia, que, em passado não muito distante chamou, entre outras coisas, João Azevedo de traidor e, depois de aderir ao governo, hoje luta desesperadamente para se reeleger tentando mostrar serviço ao governador, e de seus apêndices em partidos de aluguel, que sequer têm representação na Assembleia, mas se prestam ao serviço vergonhoso de dividir o campo progressista na Paraíba para defender seus cargos no governo. E votarão em um governador já foi do direitista Cidadania e terá como candidato a vice um representante do Centrão. 

Enfim, se alguém tem autoridade política e formal para falar em nome do PT na Paraíba, essa pessoa atende pelo nome de Jackson Macedo, o legítimo presidente estadual do partido, que segue rigoroisamente as orientações Lula e Gleisi Hoffman, e a estratégia nacional do PT. E Jackson Macedo não cansa de repetir que Lula só terá um palanque no estado: o palanque do seu partido, o palanque de Veneziano Vital.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: