MULHER E CAJAZEIRENSE: Veneziano sugere ao PT nome de Maysa Cartaxo para vaga de vice

O candidato da coligação MDB-PT ao governo da Paraíba, Veneziano Vital, disse em entrevista na manhã de hoje que vai indicar ao PT o nome de Maísa Cartaxo para a vaga de candidata a vice-governadora.

Como Veneziano fez questão de ressaltar mais de uma vez, trata-se de uma sugestão, já que a decisão final de aceitar o nome de Maísa Cartaxo cabe ao Partido dos Trabalhadores e será, portanto, objeto de conversas entre os dois partidos, pelo menos até o dia da Convenção (04/08) que ratificará os nomes do próprio Veneziano Vital ao governo e do ex-governador Ricardo Coutinho para o Senado.

O nome de Maysa Cartaxo atende a importantes critérios políticos e eleitorais. O primeiro deles é ser mulher. Na visão de Veneziano, a indicação de Maysa é muito mais que um aceno ao eleitorado feminino. As mulheres deverão ter presença marcante na composição do futuro governo de Veneziano, empoderando quem representa mais da metade do eleitorado paraibano. Quadros femininos existem de sobra.

A presença feminina na chapa de Veneziano ajuda também a escancarar o clube do Bolinha que não apenas é a chapa de reeleição de João Azevedo, que terá como companheiro de chapa, Lucas Ribeiro, mas a composição do seu secretariado, onde a presença feminina é apenas residual.

Confiram a foto abaixo de uma reunião do governador com os principais secretários de sua equipe.

Por ser originária da cidade de Cajazeiras e ter atuação política em João Pessoa, o nome de Maysa Cartaxo atende também ao critério da representatividade geográfica da chapa, que já tem a presença do ex-governador e ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho.

Trata-se, portanto, de uma aliança que vai reunir Veneziano Vital, de Campina Grande, o único candidato com condições de retomar o velho protagonismo da Rainha da Borborema na política estadual, e, com Maysa Cartaxo na chapa, os dois últimos prefeitos da capital paraibana, para enfrentar o poderio do maior aliado político de João Azevedo, Cícero Lucena, que volta a repetir o modo tradicional de governar com os amigos, que o tornou conhecido, rompendo com o modelo inaugurado por Ricardo Coutinho e que Luciano Cartaxo deu continuidade.

O cenário para uma campanha vitoriosa está se montando para Veneziano. Em crescimento nas pesquisas, anunciando adesões diárias de prefeitos de importantes cidades, ele agora tem um nome de candidata a vice com representativa em João Pessoa e no Sertão. E, na próxima terça, recebe o apoio de Lula em Campina Grande.

A Granja Santana treme.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: