DEPOIS DO APOIO DE LULA: Convenção conjunta MDB-PT oficializa hoje candidaturas de Veneziano ao governo e Ricardo Coutinho ao senado

Depois de uma semana que será lembrada ainda por muitos anos por um dos maiores atos políticos da história da Paraíba, Veneziano Vital e Ricardo Coutinho farão a convenção conjunta de MDB-PT no Clube Cabo Branco, em João Pessoa – Veneziano Vital diz que o evento começará às 9h15 e Ricardo Coutinho fala em 9h13, uma brincadeira com o número dos partidos que, desde fevereiro, caminham juntos em busca de um objetivo comum: vencer a eleição de 2022 para o governo e para o senado.

Na terça, quando o ex-presidente Lula subiu no palanque armado no Parque do Povo, em Campina Grande, com o objetivo de falar para mais de 30 mil pessoas e, assim, não deixar margem alguma para dúvidas, se é que alguém as tinha depois das diversas manifestações anteriores do apoio de Lula, a respeito de quem são seus candidatos a governador e a senador da Paraíba. 

Foi um desfecho fabuloso para os cinco meses de construção e consolidação das duas pré-candidaturas, lançadas em fevereiro, no Sindicato dos Bancários, em João Pessoa. Ao longo desses meses, Veneziano Vital e Ricardo Coutinho receberam inúmeras adesões de de estaduais, prefeitos. ex-prefeitos, vereadores e grupos de oposição espalhados por todo estado, personalidades e organizações da sociedade.

Hoje, portanto, Veneziano Vital e Ricardo Coutinho entram na fase decisiva para a campanha eleitoral, onde as mudanças acontecem porque o eleitor começa a se preocupar com a escolha dos candidatos presidente, governador e senador, uma decisão muito criteriosa, que contrasta com a pouca importância que, em geral, esse eleitor dá, quando tem de decidir o voto para deputado federal e estadual.

E as candidaturas de Veneziano Vital e Ricardo Coutinho vivem situações muito favoráveis para um início de campanha. Veneziano está em visível crescimento e tende a consolidar sua posição de principal candidato para derrotar João Azevedo no segundo turno. Ricardo Coutinho, como as raras pesquisas divulgadas até aqui já mostraram, é, de longe, o favorito à vitória.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: