SEGUNDO TURNO À VISTA? Ciro Gomes e Simone Tebet crescem no Datafolha

Apesar de Lula (45%) e Bolsonaro (32%) terem mantido seus índices na pesquisa Datafolha divulgada agora a pouco – a queda de 2 pontos de Lula foi dentro da margem de erro, – o crescimento de Ciro Gomes, que foi a 9%, e Simone Tebet, que foi a 5, é uma péssima notícia para os planos do petista de conquistar a vitória já no primeiro turno.

Os 14% de Ciro e Tebet, somados aos 32 de Jair Bolsonaro, superaram pela primeira vez em meses os 45% de Lula obtidos na pesquisa, o que levaria a eleição para o segundo turno caso a eleição fosse hoje.

As notícias, entretanto, são piores para Bolsonaro: o atual presidente interrompeu o crescimento entre as mulheres (caiu 1 ponto), entre os mais pobres (cresceu 2), e entre os evangélicos (perdeu 1 ponto). Em todos os casos, variações dentro da margem de erro. Esses números evidenciam que os efeitos das medidas eleitoreiras tomadas nos últimos meses se esgotaram, sem aproximar Bolsonaro de Lula.

No segundo turno, apesar da tendência de crescimento de Bolsonaro (5 pontos) e da queda de Lula (5 pontos) nos últimos 4 meses, a diferença entre os dois ainda se mantém alta, em 15%. Considerando o ritmo lento da aproximação de Bolsonaro, a reversão do quadro de derrota no segundo turno parece muito improvável.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: