PESQUISA OPUS: Veneziano cresce 4% e já está em segundo; Pedro Cunha Lima e Nilvan seguem estagnados


Pesquisa Opus, divulgada ontem pelo Portal da Capital confirma a tendência de crescimento da candidatura ao governo da Paraíba do candidato a governador do MDB, Veneziano Vital. O Opus foi o único instituto até agora a realizar duas pesquisas, separadas por um intervalo de 15 dias, o que permite comparar a evolução dos candidatos ao longo das últimas duas semanas.

Na pesquisa divulgada no último dia 13 de agosto, Pedro Cunha Lima (PSDB) ocupava isoladamente o segundo lugar entre os candidatos ao governo, com 18%; Nilvan Ferreira, do PL, ocupava a segunda colocação, com 13%, e Veneziano Vital, do MDB, pontuava em 3°, com 12%.

Na pesquisa Opus divulgada ontem (04/09), a mudança mais substancial captada pelo instituto foi o expressivo avanço das intenções de voto no candidato do MDB. Enquanto Pedro e Nilvan mantiveram, rigorosamente, os percentuais obtidos na última pesquisa (18 e 13%, respectivamente), Veneziano deu um salto de 4%, crescimento superior à margem de erro, que é de 3,2%, ultrapassou Nilvan Ferreira, e agora já está empata tecnicamente em segundo com o candidato do PSDB, Pedro Cunha Lima.

O crescimento de Veneziano Vital já havia sido captado pela pesquisa Datavox, do PBAgora. Entre fevereiro e julho, Veneziano saiu de 6,6% para 12%, em 23 de agosto. Já o governador João Azevedo, candidato à reeleição, caiu de 40,7% para 28,6% no mesmo período.

Mantida a tendência atual, o mais provável é que Veneziano se consolide em segundo lugar ao longo das últimas semanas de campanha. Veneziano tem o campo aberto do eleitorado do ex-presidente Lula, que tende a se aproximar dos 65% dos votos válidos no primeiro turno e ameaçar a primeira colocação de João Azevedo. Enquanto isso, tanto a candidatura de Pedro Cunha Lima como a de Nilvan Ferreira mostram claras dificuldades em superar os limites do bolsonarismo e do eleitorado cassista no estado.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: