JOÃO FALTA A ENCONTRO DA ASA: Veneziano assina carta-compromisso com políticas de convivência com semiárido

A Articulação Semiárido se reuniu ontem em Campina Grande para expor suas propostas aos candidatos a governador do campo progressista e entregar-lhes uma carta-compromisso contendo as principais reivindicações. Veneziano Vital, Ricardo Coutinho e João Azevedo foram convidados, porém, só os candidatos de Lula compareceram, o que não surpreende em razão da aliança com o conservadorismo, que o atual governador abraçou e fez representar em sua chapa – além de Lucas Ribeiro, o vice de João, se Efraim Filho tivesse esperado seria o candidato a Senador.

A Articulação Semiárido (ASA) é uma organização da sociedade civil que reúne mais de 3 mil entidades (sindicatos rurais, associações, cooperativas, ONGs) de toda a região Nordeste com um objetivo: defender e colocar em prática um projeto de desenvolvimento econômico e social, fundado em novos valores, orientado para políticas de convivência com o Semiárido, como o programa de construção de cisternas, de produção, armazenamento e distribuição de sementes orgânicas, criação de animais adaptados ao bioma. Acabar, enfim, com o assistencialismo e clientelismo da “indústria da seca”.

Em seu discurso, Veneziano foi enfático em ressaltar as diferenças que separam o campo progressista, que está representado por sua candidatura e na de Ricardo Coutinho, e o de João Azevedo.

“Diferente de João Azevedo, que nunca recebeu as lideranças da ASA, nossa gestão será de diálogo e resolutividade permanente com as demandas dos agricultores familiares”.

Não só isso. João Azevedo cometeu o desatino, fruto do absoluto desprezo pelas pautas populares, de distribuir sementes de transgênicos no polo da Borborema. Além de ter preferido entregar a uma empresa o programa de construção as cisternas de placas, ao invés de usar a tecnologia desenvolvida pelos técnicos da ASA, que pressupõe a mobilização social das entidades. Um desastre completo.

Em seu discurso, Veneziano defendeu o envolvimento das comunidades rurais nas discussões sobre soluções das demandas crescentes dos agricultores familiares da Paraíba. Ele lembrou da experiência que desenvolveu na prefeitura de Campina Grande quando adquiriu da agricultura familiar alimentos para os restaurantes populares e cozinhas comunitárias. Veneziano se comprometeu em ampliar essa experiência para toda a Paraíba.

Veneziano também se comprometeu com o fortalecimento das ações da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER) e com a integração em projetos de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos originários (indígenas), quilombolas e comunidades tradicionais em situação de extrema pobreza. E com a criação de um programa de microgeração de energia solar para pequenos agricultores.

O Coordenador Executivo da ASA, Sérgio Oliveira, lamentou a ausência de João Azevêdo e ressaltou o compromisso assumido por Veneziano:

“As lideranças dos sete territórios da ASA agradecem o compromisso de Veneziano de estar aqui presente, assumindo as demandas do Semiárido paraibano. A Paraíba e o Brasil querem gestores comprometidos com as nossas causas”, disse Sérgio Oliveira.

O candidato a senador Ricardo Coutinho disse no encontro que seu mandato estará a serviço da luta das populações do Semiárido. Ricardo Coutinho conclamou à unidade o campo progressista da Paraíba e ressaltou a importância de eleger Veneziano governador e Lula presidente:

“Essa união de Veneziano governador, Ricardo senador e Lula presidente é fundamental para a restruturação da agricultura familiar e a agroecologia aqui na Paraíba”, disse RC.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: