Em debate na Federação dos Agricultores, Veneziano reafirma compromissos com a Agricultura Familiar

O candidato a governador da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB-15), da coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’, que reúne MDB, PT, PV e PCdoB, participou nesta quarta-feira (21) de mais um debate, desta vez promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB). Na oportunidade, ele reassumiu compromissos com as demandas das comunidades rurais para o Estado.

“Nossa gestão será de diálogo e resolutividade permanente com as demandas dos agricultores familiares”, destacou.

Veneziano disse que, em sua gestão, os agricultores familiares terão destaque nas políticas públicas, do primeiro ao último dia de mandato, “diferente da atual gestão, que não recebe as lideranças do campo e desestabilizou órgãos de políticas públicas do estado”, afirmou ele, ao destacar que vai dar estrutura e orçamento à Secretária de Agricultura Familiar e demais estruturas de apoio técnico ao homem do campo, além de concretizar parcerias com o presidente Lula. “Na nossa gestão, como na de Lula, haverá o respeito a todos os demais poderes e estruturas administrativas”, disse.

Veneziano lembrou que, há poucos dias, foi o único candidato ao governo do estado presente em encontros da Articulação do Semiárido – ASA, na AABB, em Soledade e em Campina Grande, aonde assinou a Carta da ASA, firmando compromissos com:

“a garantia do acesso à água, segurança alimentar, produção e consumo de alimentos saudáveis e combate a processos de desertificação”, garantindo “a retomada da construção do bem-viver no Semiárido, em especial para os povos que vivem no meio rural, agricultoras e agricultores familiares e camponeses, povos indígenas e quilombolas, e comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto, caatingueiras, geraizeiras, vazanteiras, ribeirinhas, pescadoras, quebradeiras de coco, povos de terreiros e outros”.

Veneziano ambém assinou a Carta das Margaridas, em defesa de políticas públicas de valorização das mulheres do campo. E hoje assinou a Carta Contra a Violência contra as Mulheres do Campo, uma das preocupações do emedebista, que tem entre suas bandeiras o fortalecimento do contingente policial para os homens e mulheres do campo.

Transposição e Empaer

Durante o debate, Veneziano destacou o enorme potencial que as águas do São Francisco estão proporcionando à Paraíba mas que, infelizmente, não vem sendo aproveitado pelo Governo do Estado.

“O atual governador teve 3 anos e 10 meses para dar andamento à Adutora Transparaíba e nada fez; teve a oportunidade de buscar parcerias para o 3° Eixo da Transposição e não fez. Nós recebemos de Lula o pedido de 4 grandes projetos que iremos, com ele, colocar em prática, e dois deles beneficiam diretamente os agricultores familiares. Vamos dar andamento à duplicação da BR 230 entre Campina Grande e o Sertão, e ao 3º Eixo da Transposição para o Vale do Piancó”, disse, ao destacar que vai apoiar projetos de energia renováveis, mas sem que essas prejudiquem os homens e mulheres do campo.

Veneziano lembrou que vai fortalecer as ações da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER) com vistas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos originários (indígenas), quilombolas e comunidades tradicionais em situação de extrema pobreza. Além disso, destacou seu compromisso de aquisição de 40% dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares para hospitais, escolas, restaurantes populares e cozinhas comunitárias no estado.

“Quando prefeito de Campina Grande, desenvolvemos um arrojado programa de combate à fome, implantando restaurantes populares e cozinhas comunitárias, com refeições a R$ 1 o almoço, e R$ 0,50 o café e a janta, e todos os alimentos usados para matar a fome do nosso povo eram adquiridos da agricultura familiar. E nós vamos continuar, estendendo o que fizemos em Campina para toda a Paraíba, valorizando quem produz, diferente da atual gestão estadual que, sequer, recebe as lideranças do campo”, disse Veneziano.

Por fim, ele assegurou que, na sua gestão, os representantes da FETAG/PB, como de outras lideranças do campo, terão as portas do Governo do Estado sempre abertas para dialogo e apoio, diferente do atual cenário estadual.

Confira mais compromissos de Veneziano no seu Plano de Governo clicando aqui.

Assessoria de Imprensa
Veneziano Vital do Rêgo – MDB 15
Candidato a Governador da Paraíba
Coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: