CONFIANÇA: Por que Lula apóia e pede voto para Veneziano e não para João Azevedo?

Apesar do necessário uso da razão, da análise mais precisa da conjuntura e da correlação de forças, há sempre um um traço de afetividade e confiança mútua que se revela quando dois políticos estão juntos.

Esse é o caso de Lula com Veneziano. Sempre que os dois estão juntos, é impossível não notar o carinho, a atenção que Lula dispensa a Veneziano e o interesse em elegê-lo.

Lula, por exemplo, poderia ter feito agora o que fez em 2010, quando tinha quase 90% de aprovação e tinha dois palanques na Paraíba em apoio à candidatura de Dilma Rousseff, porém, lembremos, o PT estava coligado com o PMDB. Naquela eleição, Lula preferiu não pisar na Paraíba

Por que em 2022 foi diferente? Por que, desde o início, Lula deu tantos sinais de predileção pela candidatura de Veneziano? Por que, como ele mesmo conta, Lula ajudou a convencer o ex-prefeito de Campina Grande a lançar-se na disputa para o governo, isso mesmo com a retórica de João Azevedo, que, diferente de Veneziano, só decidiu apoiá-lo quando viu que a campanha de Lula seria avassaladora no Nordeste? Por que Lula fez tantos vídeos manifestando seu carinho por Veneziano, deu ao emedebista um lugar de destaque no lançamento de sua candidatura, chamou-o a Natal para acertar sua vinda à Paraíba e, por fim, veio à Campina Grande pessoalmente para realizar o maior ato político da campanha em apoio a Veneziano?

O que explica esse comportamento de Lula em relação a Veneziano? Lula sempre fez questão de manifestar sua admiração por políticos jovens – lembram o xodó em que se transformou o paraibano Lindbergh Farias? Aliás, os dois (Veneziano e Lindbergh) têm mais ou menos a mesma idade. Quando se elegeu prefeito da segunda maior cidade da Paraíba, há 18 anos, Veneziano tinha pouco mais de 30 anos e seus 8 anos na prefeitura corresponderam quase integralmente aos dois mandatos de Lula.

Além do mais, tem a admiração que Lula nunca escondeu por Leonel Brizola, do PDT, partido que Veneziano militou na juventude e pelo qual se elegeu vereador. Aliás, ainda hoje Veneziano não esconde a influência que Brizola teve na sua formação, o que é confirmado por sua atuação no Congresso contrária, sobretudo, às reformas que retiram direitos dos trabalhadores e contra as privatizações de estatais estratégicas para o desenvolvimento nacional. Veneziano é confiável para Lula, antes de tudo. João Azevedo já foi do Cidadania, partido da direita, e defendeu a candidatura da terceira via.

E mais uma vez, o carinho de Lula por Veneziano ficou demonstrado em mais um vídeo.

Lula começa fazendo questão de mostrar intimidade, olhando nos olhos de Veneziano, tocando no seu peito e perguntando como anda a campanha dos dois na Paraíba. Veneziano diz que a sua está em evidente crescimento. Em seguida, Lula diz que:

“precisa de Veneziano como governador, para que a gente tenha um governador aliado, um governador que me ajude a fazer as coisas que eu tenho de fazer, para a gente acabar com a miséria, a pobreza e a fome na Paraíba.”

Lula finaliza com um apelo aos seus eleitores para que elejam Veneziano:

Eu tenho certeza, que você, companheiro e companheira paraibana, que confia no Lula, que vai votar no Lula, pode votar no Veneziano porque as coisas vão acontecer na Paraíba.

Quem na conjuntura dos dias atuais, vivendo os dilemas que o povo brasileiro e paraíbano vivem, resiste a um apelo de Lula, que precisa ter governando com ele políticos confiáveis como Veneziano e Ricardo Coutinho?

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: