DEBATE DA REDE PARAÍBA: Veneziano defende realização de concursos públicos, geração de emprego e incentivos ao turismo

A cinco dias do primeiro turno das eleições, o candidato a Governador da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB-15), da coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’, que reúne MDB, PT, PV e PCdoB, garantiu, no debate da Rede Paraíba de Televisão, realizado na noite desta terça-feira (27), propostas claras para garantir a retomada do desenvolvimento social e econômico da Paraíba.

Veneziano procurou fazer um debate propositivo, apresentando propostas em áreas importantes, como saúde, combate à fome, funcionalismo público, empreendedorismo, infraestrutura e turismo. No debate, mediado pelo jornalista Hélter Duarte, o candidato do MDB reafirmou seu compromisso em impulsionar o turismo e criar as condições para atrair investidores e gerar emprego e renda no Estado.

Sobre a segurança pública, ele garantiu realizar concursos públicos para as Forças de Segurança da Paraíba, aumentando o efetivo do Estado, com a contratação de mais de 4 mil policiais.

“Concursos públicos para que nós ampliemos pelo menos em mais quatro mil homens e mulheres na área de segurança, durante a nossa gestão. Vamos valorizar os nossos servidores. Nós temos que usar inteligência, integrando as forças de segurança, aumentando o nosso contingente, fazendo os concursos públicos”, destacou.

Para isso, ele recordou a experiência exitosa da sua gestão como prefeito de Campina Grande, quando realizou 12 concursos públicos, convocando mais de 7 mil servidores, e implantou Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração para todas as categorias, além de estabelecer um calendário de pagamento, pagando aos servidores dentro do mês trabalhado.

“Vamos fazer concursos, principalmente, para a segurança pública. Há uma defasagem considerável. Vamos respeitar os policiais civis, que recebem os piores salários do País”, garantiu.

Empreendedorismo – Veneziano garantiu que uma de suas propostas para aquecer a economia é a transformação do programa “Empreender” em Agência. O objetivo é combater o desemprego no Estado, que tem mais de 250 mil paraibanos desempregados.

“Esse programa será estabelecido, inicialmente, com mais de 30 mil financiamentos, com carência de quatro meses e juros menores que 1%. E em especial, abrindo para que as mulheres, os jovens e as pessoas com deficiência tenham essa condição permitida pelo Governo do Estado”, disse Veneziano, lembrando uma ação realizada em Campina Grande, quando de sua gestão como prefeito, que gerou mais de 9 mil empregos com a atração da AeC.

Veneziano também reafirmou seu compromisso de investir no turismo, estimulando a promoção mais efetiva do turismo paraibano, que sofre hoje com a falta de atenção do governo atual a este setor tão importante para o desenvolvimento do Estado.

“Hoje a Paraíba investe dez vezes menos, na promoção turística, do que o vizinho estado do Rio Grande do Norte. A promoção dos destinos da Paraíba quase não existe” observou.

Veneziano enfatizou que a Paraíba, com toda a sua riqueza cultural, tem as suas potencialidades, e garantiu que vai criar condições para explorar a capacidade do turismo religioso, de aventura, de negócios e de lazer. Como proposta para impulsionar o setor, Veneziano pretende fazer a intersetorização do turismo local com outras áreas, como é o caso da cultura.

No combate à fome, Veneziano garantiu que vai duplicar o número de famílias atendidas pelo Cartão Alimentação na Paraíba, a partir da implantação do programa “Paraíba sem Fome”, com merenda escolar de janeiro a janeiro. Ele também pretende expandir a rede de Restaurantes Populares para vários municípios do Estado.

“Nós aplicaremos R$ 1 milhão por dia no combate à fome, garantindo, de janeiro a janeiro, a merenda escolar. Vamos duplicar o número das famílias beneficiadas com o cartão alimentação. Isso é fundamental. Como também, levar a estrutura de restaurantes populares para as nossas regiões”, destacou.

Veneziano também garantiu avançar em outras áreas essenciais para o Estado, como infraestrutura, realizando obras em parceria com o presidente Lula, a exemplo do Terceiro Eixo da Transposição do Rio São Francisco, no Vale do Piancó; a Duplicação da BR 230, trecho entre Campina Grande e o Sertão; a construção do Hospital de Trauma do Sertão e o Arco Metropolitano de João Pessoa.

Assessoria de Imprensa
Veneziano Vital do Rêgo – MDB 15
Candidato a Governador da Paraíba
Coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: