Veneziano critica política cultural de Jair Bolsonaro e defende retomada do Fundo de Desenvolvimento da Cultura da Paraíba

Veneziano Vital participou hoje do último debate entre os candidatos ao governo da Paraíba e, mais uma vez, como praticamente já virou hábito, se destacou pela qualidade dos seus diagnósticos, de sua argumentação e na defesa de suas propostas.

Um dos pontos altos da participação do candidato da coligação MDB-PT-PV-PCdoB foi a crítica ao que Veneziano chamou de “absurdos praticados” por Jair Bolsonaro com a Cultura, que afetou a vida de milhões de brasileiros que vivem dela, e na Paraíba não é diferente. Veneziano lembrou da importância simbólica, mas, também, da relevância econômica que a Cultura tem para o país e a Paraíba. “Para cada um Real investido na Cultura, quase dois retornam para a nossa economia ” e, claro, uma parte volta para os cofres público.

Veneziano também lembrou dos problemas da administração de João Azevedo, que sequer colocou verbas no orçamento para o Fundo de Incentivo à Cultura e que sua proposta é voltar a fazê-lo: “Isso é fundamental”, ressaltou.

Ele pretende criar o Circuito de Cultura que terá por objetivo a divulgação das culturas de cada região da Paraíba para todo o estado, permitindo, assim, que os paraibanos se reconheçam e reforcem sua identidade como povo. Veneziano aproveitou para lembrar de seu trabalho com a Cultura quando foi prefeito de Campina Grande, quando, entre outras ações, criou, “juntamente com o presidente Lula”, unidades de cultura, que foram espalhados pela cidade em escolas e nas comunidades.

Veja esse trecho da participação de Veneziano Vital no debate promovido pela TV Correio.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: