IPEC: diferença entre João e Veneziano no 2º turno cai 11% e está em 9%; Veneziano é o candidato com menor rejeição

O crescimento de 6 pontos percentuais de Veneziano Vital na última pequisa Ipec divulgada para o governo da Paraíba tornou o candidato apoiado por Lula com amplo favotismo para ir ao segundo turno com João Azevedo e vencer.

A soma dos outros candidatos de oposição (Pedro Cunha Lima, com 22% e Nilvan Ferreira, com 15% dos votos válidos) é de 37%, e é para esse eleitorado que João Azevedo vai pedir votos para tentar vencer no segundo turno.

João Azevedo tem um problema adicional, tão grave quanto o apontado acima. Dos principais candidatos ao governo, Azevedo tem 27% de rejeição e está empatado tecnicamente com Nilvan Ferreira, que tem 29%, 2% a mais.

Entre os principais candidatos, Veneziano Vital ostenta o menor índice de rejeição (16%), uma ótima notícia para o emedebista. E nem se pode dizer que esse percentual se deva ao desconhecimento de um político que nos últimos anos foi prefeito de Campina Grande, deputado federal e hoje é Senador.

Problemas que já se refletiram na pesquisa Ipec divulgada hoje. A vantagem relativamente tranquila do governador vem caindo sistematicamente numa disputa de segundo turno quando é confrotado com veneziano. Na última pesquisa divulgada no dia 22/09, a diferença entre os dois era de 20 pontos; na divulgada hoje, essa diferença caiu para 9%. Como o governador permaneceu estagnado na pesquisa de primeiro turno, é bem provável que essa diferença seja bem menor quando a for realizada a primeira pesquisa do segundo turno. É bom levar que conta que simples ida de Veneziano para o segundo turno deve reverter expectativas de vitórias e, claro, de apoios.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: