Neutralidade de Nilvan Ferreira é apoio disfarçado a João Azevedo

A decisão de neutralidade no segundo turno anunciada por Nilvan Ferreira pode ser lida de duas maneiras, não necessariamente excludentes.

Primeiro, foi acertadíssima a decisão tomada por Veneziano Vital de se antecipar à decisão do PL e anunciar apoio à candidatura de Pedro, assegurando do candidato do PSDB a não adesão a Jair Bolsonaro, como era a expectativa de muita gente, sobretudo na campanha de João Azevedo. Tendo votado em Simone Tebet no primeiro turno, Pedro fez o correto e evitou com isso nacionalizar uma disputa em um estado amplamente lulista. Com essa decisão, ele abre caminho para o voto de eleitores bolsonaristas.

De outro lado, é possível considerar no mínimo estranha a decisão tomada por Nilvan Ferreira de não declarar apoio à candidatura de Pedro no segundo turno, sobretudo depois do que ele disse durante a campanha no primeiro turno sobre o governo e sobre o governador João Azevedo. Ou Nilvan mentiu a seu seus eleitores sobre suas críticas a João Azevedo ao longo dos últimos anos (o João da Calvário, o João do imposto) ou foi “convencido” a ficar neutro. E argumentos muito sólidos é o que não faltam por parte do governo e da família Ribeiro para fazer Nilvan mudar de ideia.

Na prática, ao igualar a candidatura de Pedro a de João Azevedo, e optar pela neutralidade, Nilvan dá apoio disfarçado a João Azevedo.

No frigir dos ovos, eleições de segundo turno exigem dos candidatos que não passaram para o segundo turno que elas façam uma opção, porque o eleitor fará de qualquer maneira. E mais ainda numa disputa como a da Paraíba, que avança para um resultado acirradíssimo, não havendo muito espaço para murismos. É por conta disso que a decisão anunciada por Nilvan Ferreira, hoje, só beneficia um único candidato: João Azevedo. E Lucas Ribeiro, sobrinho de Aguinaldo.

Publicado por Flavio Lucio Vieira

Professor do Departamento de História da UFPB, doutor em Sociologia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: